NOVIDADE

Painel online monitora ocupação dos leitos SUS no Hospital de Bento Gonçalves

Distribuídos entre diferentes especialidades, o Taccchini tem 125 leitos SUS com o poder público

Painel pode ser visualizado ao clicar na aba "leitos SUS", na pagina hospitaltacchini.com.br/
Painel pode ser visualizado ao clicar na aba "leitos SUS", na pagina hospitaltacchini.com.br/

A ocupação dos leitos SUS em todo o estado do Rio Grande do Sul tende a subir sempre que o inverno se aproxima e este ano não é diferente. Mas, a partir de agora, o Hospital Tacchini Bento Gonçalves passa a contar com um novo recurso digital voltado à transparência e à informação em saúde. A instituição colocou à disposição da comunidade um painel online que mostra a ocupação dos leitos contratados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Disponível na aba “Leitos SUS”, na parte superior do site do hospital (www.hospitaltacchini.com.br), o painel é atualizado duas vezes por dia, sempre às 9h e às 17h, permitindo que a comunidade, os profissionais da saúde e os gestores públicos acompanhem a situação dos leitos. 

Distribuídos entre diferentes especialidades, o Taccchini tem 125 leitos SUS com o poder público. Esses leitos são em número de 60 para a internação de adultos, 10 à internação pediátrica, 13 à UTI Adulto, 7 à UTI Pediátrica, 7 à UTI Neonatal, 15 à internação psiquiátrica e 13 à internação obstétrica. 

O painel apresenta informações sobre três situações distintas: os leitos contratados, que são aqueles formalmente disponibilizados pelo SUS; leitos ocupados, que são aqueles efetivamente em uso por pacientes internados; e os leitos bloqueados, que estão temporariamente fora de uso por motivos como limpeza, manutenção, isolamento ou deslocamento de pacientes. 

“Esse é um avanço significativo na relação entre o hospital e a comunidade, uma vez que entregamos  uma maior visibilidade sobre a dinâmica de ocupação dos leitos públicos. Esse é um instrumento de transparência que permite acompanhar de forma clara como os recursos públicos estão sendo utilizados”, descreve a Dra. Roberta Paulikevis Vilas Boas, diretora de divisão hospitalar do Tacchini Saúde. 

Humberto, Carine e Roberta apresentaram a nova ferramenta que visa dar transparência sobre o número de leitos disponíveis

O papel dos leitos especializados também é um aspecto que o painel ajuda a esclarecer para a comunidade. Os espaços possuem estrutura e equipes voltadas exclusivamente para suas atividades. Essa segmentação garante que cada paciente receba atendimento compatível com suas necessidades clínicas. 

“A internação obstétrica, por exemplo, é voltada exclusivamente a gestantes, garantindo um ambiente adequado e seguro para o pré-parto, parto e pós-parto. Já a UTI Neonatal é reservada a recém-nascidos que necessitam de cuidados intensivos especializados”, completa a Dra. Roberta.