Comportamento

Pacientes operados após câncer de laringe criam coral e se apresentam no Santuário de Caravaggio

coral
Foto: Divulgação/Santuário de Caravaggio


O coral do Grupo de Apoio aos Laringectomizados Totais de Caxias do Sul e Região (GALC), participou da celebração das 15h, no Santuário de Caravaggio, no último sábado, (30). Em momento de muita emoção o coral cantou a canção Allelluia, deixando uma mensagem de fé e perseverança a todos os presentes.
O GALC é uma entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, oficialmente instituída. É formado por profissionais voluntários, familiares e pacientes Laringectomizados Totais.
Nos últimos dias, foi lembrado o Julho Verde, que é o mês de conscientização mundial sobre os tumores de cabeça e pescoço, que representam o nono tipo de câncer mais comum no mundo, de acordo com os dados da Organização Mundial de Saúde.

LEIA MAIS: Artigo do reitor do Santuário de Caravaggio é destaque no site do Vaticano

O reitor do Santuário de Caravaggio, padre Ricardo Fontana, comentou sobre a apresentação.

“Para nós foi uma grande alegria ter podido acolher esses cantores que nos ajudaram na celebração e que com certeza emocionaram a todos que estavam na celebração. Que Deus abençoes dando a paz e a saúde a todos e em especial para a todos que sofrem de algum mal, como este da garganta“, disse.

A laringectomia total é um procedimento cirúrgico realizado em estágios avançados de câncer na laringe ou em região próxima, o paciente pode perder a voz e por isso a importância do apoio da família e da sociedade como todo, pois se torna um evento muito traumático aos pacientes.