Bento Gonçalves

Outubro Rosa: Parceiros Voluntários de Bento Gonçalves promove palestra sobre autocuidado

A psicóloga da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer, Karen Mattiello Rovella. falará sobre prevenção e cuidado integrado.

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Reduzir estimativas como a do Instituto Nacional de Câncer (INCA), que prevê até o final do ano o diagnóstico de 66 mil novos casos de câncer de mama, é um dos principais objetivos das ações que envolvem a campanha do Outubro Rosa. A Parceiros Voluntários de Bento Gonçalves abraça esse movimento nacional no propósito de conscientizar para a prevenção à doença e promove a palestra “Corpo, Mente e Espírito – O Cuidado Integrado na atenção à qualidade de vida da mulher”, ministrada pela psicóloga da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (AAPECAN), Karen Mattiello Rovella. O encontro acontece nesta quarta-feira (27), às 18h30, na sede do Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG). O evento é aberto à comunidade, mediante a doação de 1kg de alimento não perecível e inscrição prévia.

Em conversa com a Central de Conteúdo do Grupo RSCOM, a psicóloga Karen Mattiello Rovella adiantou que o equilíbrio entre corpo, mente e espírito é a chave para uma vida saudável. “Quando a gente fala em saúde, não é apenas o corpo físico, mas sim um cuidado integral. Somos corpo, mente e espírtito e precisamos cuidar do nosso todo”. Segundo ela, um dos pontos importantes da prevenção ao câncer é o cuidado integral. “Precisamos compreender a importância da saúde mental, da busca pela espiritualidade elevada e do cuidado com o corpo físico, através de exercícios e alimentação equilibrada. O cuidado com o todo é essencial para encontrarmos o equilíbrio em nossas vidas e buscarmos qualidade em todos os pontos de nossas relações e entender que o adoecimento é um desequilíbrio”, explica.

Para Karen, o Outubro Rosa é uma forma de dissipar informações de modo a amplificar à sociedade a relevância da prevenção ao câncer de mama, tipo de tumor que mais acomete as mulheres no Brasil, e da busca instantânea de ajuda médica em caso do surgimento de sintomas. “As mulheres buscam os exames preventivos com mais frequência do que os homens, porém ainda é necessário abordarmos cada vez mais a importância de não demorar a buscar ajuda médica quando há algum sintoma e, principalmente, enfrentar o medo do diagnóstico, pois somente assim as chances de cura são maiores. Quando diagnosticado cedo, o câncer pode sim ser curado”, complementa a psicóloga.

Serviço
O que: palestra especial Outubro Rosa “Corpo. Mente. Espírito: O cuidado integrado na atenção à qualidade de vida da mulher”, com a psicóloga Karen Mattiello Rovella (AAPECAN)
Quando: dia 27 de outubro, às 18h30min
Onde: CIC-BG (Avelino Luiz Zat, 95 – bairro Fenavinho)
Quanto: 1kg de alimento não perecível
Inscrições: is.gd/metecorpoespirito