Caxias do Sul

Outubro apresenta quarto pior desempenho na economia de Caxias do Sul

Os números apontam para um crescimento de 1,6% em comparação ao mês de setembro

reunião para divulgação dos dados ocorreu nesta quarta-feira (foto: Marta Guerra Sfreddo/divulgação/cic)
reunião para divulgação dos dados ocorreu nesta quarta-feira (foto: Marta Guerra Sfreddo/divulgação/cic)

Os dados do desempenho econômico de Caxias do Sul no mês de outubro foram apresentados nesta quarta-feira (4), na Câmara de Industria e Comércio (CIC) de Caxias do Sul. Os números apontam para um crescimento de 1,6% em comparação ao mês de setembro. O setor que apresentou melhor desempenho foi a indústria com incremente de 4,2%, seguido pelo comércio que apresentou desempenho positivo de 2,6%. Já o setor de serviços desapontou os especialistas por apontar a retração de 3,6%.

No comparativo do mês de outubro deste ano com outubro de 2018, eliminando a sazonalidade, todos os setores apresentes desempenho positivo com indicador agregado apontado para 3,3% de acréscimo. O setores mais fortes de Caxias do Sul apresentou o menor desempenho, a indústria ficou com apenas 0,4%, apontando queda no indicador em comparação ao ano passado. Já os setores de serviços e comércio avançaram 7,9% e 4,2%, respectivamente.

No acumulado do ano, no qual se compara os dez primeiros meses de 2019 com o mesmo período de 2018, todos os setores retomaram o crescimento, atingindo 6,2.%.

“As industrias aprenderam a produzir mais com menos mão de obra”

Esta expressão da economista, Maria Carolina Rosa Gullo, desanima os cidadão que estão desempregados em Caxias do Sul. Por mais que a cidade tenha apresentado uma leve retomada nos postos de trabalho formal. Os especialistas da CIC não são nada animadores quanto a retomada dos postos de trabalho formal na cidade. Em números, das mais de 30 mil pessoas que perderam o emprego entre 2015 e 2016, apenas 2.727 retornaram ao mercado de trabalho. Conforme os economistas, ainda há expectativa de retomada nas contratações, porém isto deve ficar para o segundo semestre de 2020.