Bombeiros

Operação Verão registra 31 mortes e 381 resgates por afogamentos no RS

Conforme o Corpo de Bombeiros Militar, ampla maioria dos salvamentos foi registrada no Litoral Norte gaúcho

Operação Verão registra 31 mortes e 381 resgates por afogamento no RS
Foto: Bombeiros/RS

O último boletim informativo do Corpo de Bombeiros Militar, divulgado nesta segunda-feira (16), aponta que 381 pessoas já foram salvas durante a 6° Operação Verão no Rio Grande do Sul. Segundo a corporação, com 304 ações, a maior parte dos salvamentos foi registrada em praias localizadas no litoral Norte gaúcho, sendo que, três afogamentos seguidos de morte foram registrados em água salgada e 28 em água doce.

Afogamentos fora das áreas de cobertura dos guarda-vidas

Todos os 31 casos foram registrados em áreas fora da cobertura dos guarda-vidas, segundo a corporação. Atualmente, existem 214 guaritas distribuídas pelo Estado, mas a expectativa da Secretaria da Segurança Pública é chegar a 272 postos de salvamento nos próximos meses.

Ainda conforme o balanço, foram realizadas, até o momento, 98.425 ações preventivas no litoral Sul e Norte, além de água internas, nesta temporada de verão 2022/2023. Desse total, foram localizadas 594 pessoas, além do registro de 13.861 lesões por água-viva e dois óbitos, sendo que o último foi confirmado neste domingo em Cidreira.

A 6ª Operação Verão Total, liderada pelo Corpo de Bombeiros Militar segue até o dia 31 mês de março de 2023. A ação conta com um efetivo composto por 5.398 agentes (Brigada Militar, Polícia Civil, Bombeiros Voluntários Instituto Geral de Perícias e Detran) sendo 1004 bombeiros militares, que atuam como guarda-vidas.