A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) informa que, em parceria com a concessionária, o projeto “Ônibus Sem Catraca”, iniciado há cerca de um ano na linha L98 – Panazzolo, será ampliado a partir desta terça-feira (29) no transporte coletivo público urbano de Caxias do Sul.
Nesta terça-feira, o segundo ônibus adaptado já circula na linha L06 – Universitário. O secretário da SMTTM, Alfonso Willenbring Júnior, explica que a nova tecnologia vai facilitar o acesso dos usuários ao transporte, através da adaptação de coletivo que não têm catracas, tornando a entrada e saída de passageiros mais rápida, contribuindo para melhorias no sistema.
“É uma tecnologia nova que vem auxiliar a mobilidade de maneira geral, ou seja, uma pessoa que tenha alguma dificuldade de locomoção tem que passar pela catraca, é um obstáculo que tem que ser vencido e, a partir do momento que não se tem a catraca, a pessoa só passa o cartão no leitor por aproximação e já está feito o pagamento. Agiliza o embarque no veículo. Isso para o cidadão e para o operador, em questão de agilidade, é muito melhor” comenta o secretário.
Alfonso relata que no próximo ano a expectativa é que o número de ônibus com a nova tecnologia seja ampliada, porém descarta as chances de um avanço 100% do sistema em todas as linhas.
“Em todos jamais, pois temos algumas linhas onde o número de passageiros é muito maior e a ausência do cobrador vem a prejudicar. Isso a gente utiliza em algumas linhas de bairros que vão para o Centro e que não há necessidade interativa de ter o cobrador” explica Willenbring.
Funcionamento do aparelho
O aparelho se assemelha a uma máquina de cartão comum, com um sinalizador no painel do motorista que confirma o pagamento, além do próprio monitoramento interno do ônibus.
“O cidadão embarca, só passa o cartão e se desloca para se acomodar dentro do veículo. É muito ágil, muito rápido”
O itinerário foi escolhido pela SMTTM por ter grande índice de utilização do cartão de pessoa física Caxias Urbano e de gratuidades. Os ônibus do projeto possuem identificação e são adesivados para reconhecimento da comunidade.
[su_youtube_advanced url=”https://www.youtube.com/watch?v=DAyDLICOC7s”]