Uma pesquisa da Universidade Comunitária de Chapecó (Unochapecó), Santa Catarina, está em busca de novas formas de combater a dengue, repelindo as larvas do Aedes aegypti. De forma preliminar, o estudo indica que alguns óleos essenciais de plantas podem nos proteger contra a dengue.
Com apoio do governo de Santa Catarina, através da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), o estudo ainda depende de conclusão e publicação de artigo em uma revista científica para ser validado.
Segundo a pasquisa, já são três espécies de plantas que podem originar óleos essenciais eficazes contra os vetores da dengue:
- Óleo essencial extraído do crisântemo (Dendranthema grandiflorum), com destacado efeito repelente contra o mosquito da dengue;
- Óleo essencial da planta unha-de-gato (Uncaria tomentosa), com efeito larvicida;
- Óleo essencial da planta cataia (Drimys brasiliensis), também conhecida como casca d’anta, com potencial uso larvicida.
A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que se prolifera em água parada. A doença é um problema de saúde pública no Brasil, com milhares de casos registrados anualmente. A transmissão é feita pela picada do mosquito infectado com o vírus da dengue. O mosquito pode picar a qualquer hora do dia, mas é mais ativo durante o amanhecer e o entardecer.
Sintomas:
Os sintomas da dengue geralmente se manifestam de 3 a 14 dias após a picada do mosquito infectado. Os principais sintomas são:
- Febre alta (39°C a 40°C)
- Dor de cabeça
- Dores musculares e articulares
- Dor atrás dos olhos
- Náuseas e vômitos
- Falta de apetite
- Manchas vermelhas na pele
Em casos mais graves, a dengue pode causar hemorragias e até mesmo a morte.
Tratamento:
Não existe um tratamento específico para a dengue. O tratamento é sintomático e visa aliviar os sintomas da doença. O tratamento inclui:
- Repouso
- Ingestão de líquidos
- Medicação para controlar a febre e a dor
Prevenção:
A melhor forma de prevenir a dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Algumas medidas que podem ser tomadas para prevenir a dengue são:
- Eliminar a água parada de qualquer recipiente
- Manter as calhas e ralos limpos
- Cobrir as caixas d’água
- Usar repelentes de mosquitos