Trânsito

Obras deixam trânsito lento na BR-116, em Caxias do Sul

Área de refúgio será ampliada em quatro vezes, permitindo maior fluidez do trânsito

Obras deixam trânsito lento na BR-116, em Caxias do Sul
Foto: Rodrigo Rossi

Iniciaram-se na manhã desta segunda-feira (11) as obras de melhorias no acesso viário ao bairro Serrano por meio da BR-116, em Caxias do Sul. As intervenções estão sendo realizadas pela Codeca. No cronograma, o acesso ao bairro será realizado a partir da Rua Francisco Cesar Mazzochi, e não mais pela Rua Travessão Leopoldina, como ocorre atualmente.

A principal alteração por conta das obras será no refúgio junto ao canteiro central, que hoje tem 40 metros de extensão. Ele passará a ter 160 metros, solucionando um gargalo histórico da região, que convivia com a parada de veículos sobre a BR-116 no acesso da Rua Theodoro Ceconi.

A obra se estenderá por um trecho de aproximadamente 300 metros. Além da ampliação da faixa de refúgio, estão previstos reforços da pavimentação asfáltica tanto nas vias de rolagem como no acostamento, além da implementação de uma rede de microdrenagem e de qualificação do ponto de embarque e desembarque do transporte coletivo na BR-116. Um outro aspecto do novo acesso ao Serrano é a transferência do semáforo atual, junto à rua Travessão Leopoldina, para a interseção da BR-116 com a rua Francisco Cesar Mazzochi.

As ruas Travessão Leopoldina e Francisco Cesar Mazzochi continuam operando com sentido duplo de circulação. A obra prevê também reforço da sinalização vertical e horizontal de todo o trecho que será melhorado. A execução das melhorias viárias está prevista para ser concluída em 60 dias, mas o prazo pode ser revisto em decorrência das condições meteorológicas.

TRÂNSITO

Ao menos 9 rodovias seguem interrompidas em decorrência das chuvas no RS