Política

“O Rizzo pede socorro”: diz morador durante encontro com vereadores em Caxias do Sul

Dos 23 vereadores, apenas 12 estiram presentes

Foto: Mauro Teixeira / Grupo RSCOM
Foto: Mauro Teixeira / Grupo RSCOM

Ocorreu na noite desta quinta-feira (30), a 3ª edição do projeto “Câmara Vai aos Bairros” em Caxias do Sul. Desta vez os parlamentares foram até o Salão da Paróquia São José, no bairro Desvio Rizzo. Dos 23 vereadores, apenas 12 estiram presentes. Na ocasião, 23 moradores da região pediram a palavra logo após a apresentação de cada parlamentar participante.

Entre as demandas da comunidade, as principais reivindicações foram as vias esburacas, com destaque para a Rua Sol Nascente, conhecida como “Rua da Vergonha”. Também entraram em pauta o telhado de uma escola da região prestes a ceder e, por conta da segurança, foi questionado a ausência de policiamento nas ruas do Rizzo. Vale destacar que quase 200 pessoas participaram da 3ª edição do projeto.

“O Rizzo pede socorro”: diz morador durante encontro com vereadores em Caxias do Sul
Foto: Mauro Teixeira / Grupo RSCOM

Os moradores questionaram a situação do telhado do refeitório da Escola Estadual Alexandre Zattera, que está prestes a cair, colocando estudantes e professores em perigo, relataram. “Não adianta vim aqui falar porque, quando meus filhos se formarem, estará a mesma coisa. Não é uma goteira (que existe no teto), mas uma cachoeira”, lamentou Carla Márcia Freitas. Mãe de aluno e professora na instituição de ensino localizada no bairro Desvio Rizzo, juntamente com outras mães, a docente ergueu uma faixa, indagando: “Onde está a reforma do telhado?”. Antes dela, foi Joel Moraes, pai de estudante da instituição que levantou a voz para pedir urgência na obra. “É uma vergonha o teto do refeitório da escola quase caindo. O Rizzo está pedindo socorro”, afirmou, recebendo concordância de Ademar dos Santos.

Em termos de formulários com registro de reivindicações e sugestões, o Legislativo recebeu 31 ao longo do encontro conduzido pela presidenta da Câmara, vereadora Denise Pessôa/PT.

A presidenta Denise Pessôa acompanhou as manifestações e explicou que todas as demandas serão remetidas aos órgãos competentes e que cabe a eles a decisão de atendê-las ou não. “A Câmara não tem poder de execução, mas estamos junto com vocês para reivindicar e dar força no sentido de que as melhorias aconteçam”, frisou a presidenta. Denise comunicou que está prevista para o dia 6 de julho a entrega ao Executivo municipal do relatório desta edição e também do relatório da segunda edição do Câmara Vai aos Bairros, que ocorreu na região do Serrano, em 2 de junho.

Além de Denise, integram a Mesa Diretora 2022: Tatiane Frizzo/PSDB (1ª vice), Velocino Uez/PTB (2º vice), Zé Dambros/PSB (1º secretário) e Clóvis de Oliveira/PTB/Xuxa (2º secretário).

Juntamente com Denise, no encontro desta quinta-feira à noite, marcaram presença os parlamentares Adriano Bressan/PTB, Gladis Frizzo/MDB, Lucas Caregnato/PT, Tatiane Frizzo/PSDB, Clóvis de Oliveira/PTB/Xuxa, Zé Dambros/PSB, Olmir Cadore/PSDB, Renato Oliveira/PCdoB, Rose Frigeri/PT, Sandro Fantinel/PATRIOTA e Wagner Petrini/PSB.

Não estiveram presentes os vereadores:
Rafael Bueno/PDT
Maurício Marcon/Podemos
Maurício Scalco/Novo
Alexandre Bortoluz – Bortola/PP
Elizandro Fiuzza/Republicanos
Felipe Gremelmeyer/MDB
Gilfredo de Camillis/PSB
Juliano Valin/PSD
Marisol Santos/PSDB
Ricardo Daneluz/PDT
Velocino Uez/PTB

O projeto Câmara Vai aos Bairros é realizado pelo Legislativo caxiense em conjunto com a União das Associações de Bairros (UAB). Para 2022, a Mesa Diretora definiu nove edições, sempre às quintas-feiras, das 19h às 21h. A primeira delas ocorreu no dia 28 de abril, no bairro Esplanada. A segunda foi em 2 de junho, no bairro Serrano. A terceira no Desvio Rizzo (30/06). E as próximas estão previstas para: 28/07 (no Salão do bairro Cruzeiro), 11/08, 25/08, 06/10, 17/11 e 1º/12. Ao todo, serão contempladas as regiões Norte, Leste, Sul, Oeste, Centro e Rural.

O projeto Câmara Vai aos Bairros existe desde 2010, por iniciativa do ex-vereador-presidente Harty Moisés Paese. Em 2017, na presidência do vereador Felipe Gremelmaier, a medida foi oficializada por meio da Resolução 253/A-2017. A proposta também ajuda a esclarecer à sociedade as funções de um parlamentar, além das diferenças e das responsabilidades de cada poder constituído.

Acompanhe a matéria em vídeo da 3ª edição do “Câmara Vai aos Bairros” no Desvio Rizzo

*Com apoio nas informações da assessoria da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul