Há quem diga que no amor vale tudo: tudo suporta, tudo sofre, tudo espera e tudo crê. Ditado este retirado da Bíblia, mas que traduzindo atualmente remetem ao amor que não vê barreiras e nem tem limites para acontecer. João Roberto e Neli Lima provam isso ao viver o amor que rompeu as barreiras. Ele, de Caxias do Sul, pedreiro, de uma vida simples e cheia de sonhos, separado e com dois filhos. Ela, paraibana de João Pessoa, viúva e mãe de um filho, não vê obstáculos no romance vivido com João.
Há cerca de três anos o romance de João e Neli ocorre no formato online. João Roberto Gomes, mais conhecido como Pescador, com seus 57 anos, não mediu esforços para conhecer sua amada em João Pessoa, no Nordeste brasileiro. Antes, o relacionamento era vivido apenas online, quando os dois se adicionaram aos amigos no Facebook. Pescador conta como o relacionamento iniciou, e que isso foi motivo para ‘perder o sono’. “Eu vi ela na internet e solicitei amizade, sendo que eu não sabia de onde ela era, e ela aceitou. Naquele dia conversamos um pouco e naquela noite eu lembro que não dormi. Eu trabalhava em uma obra e me perguntaram porque a massa não saia direito no reboco. E fiquei com aquilo na cabeça. Com o passar do tempo fomos conversando, aproximadamente uns 6 meses. Depois disso, chamei ela na videochamada e ela atendeu. Sempre tivemos respeito um com o outro. Três anos depois eu pensei ‘tá na hora de eu me afirmar e tomar uma atitude, se não vou perder essa mulher’. Na hora que eu desci do avião e ela lá fora com o filho dela me esperando, tu não tem noção da emoção que tive em ver ela”.
O pedreiro guardou dinheiro para poder visitar sua amada na Paraíba, cerca de R$ 2,5 mil. Agora, ele espera juntar novamente o montante para retornar de vez para morar com Neli, que garante estar com muitas saudades de João Roberto. Mas essa é uma tarefa difícil para o profissional, pois vive de bicos e não consegue um emprego fixo para juntar mais rapidamente.
O segredo para o relacionamento durar por tanto tempo, pela questão da distância, é revelado por João Roberto. “O segredo é o respeito e a confiança. Eu nunca faltei com respeito com ela, tanto que um dia perguntei para ela o que ela viu em mim. Ela respondeu que eu nunca faltei com respeito”.
João contou que foi alertado por alguns amigos sobre sua decisão de ir visitar Neli na Paraíba. “Muita gente me dizia ‘não sobe, tu é louco, olha o que acontece na internet lá para cima’. Eu dizia eu vou subir, seja o que Deus quiser, se der alguma coisa errada, eu volto!”.
Neli também falou sobre o início do relacionamento pela internet, e salienta as qualidades e diferenças de João. “A gente deu oi para um e para o outro e eu fui gostando da maneira como ele me tratar e me respeitar. Ele também disse que gostou muito da minha maneira de ser, simples, mas sempre o respeitei. Assim nos conhecemos. Conversamos sempre todos os dias, ai ele me falou que viria me conhecer e veio e ficou aqui por quatro meses, voltou e deixou uma saudade imensa. Não vejo a hora dele aparecer novamente e vir embora para cá!”
A paraibana, de ótimo humor, falou sobre o que mais gosta em João Roberto e destaca que o ama muito. “O que mais gosto nele é a pessoa que ele é. Ele é uma pessoa maravilhosa, todo mundo aqui gostou dele, amou ele, e eu o amo de coração por ser essa pessoa boa que ele é. Ele é humano, uma pessoa humana, tem muito amor nesse coração. Ele é uma pessoa que sabe respeitar”.
Como mensagem para os novos casais, Neli e João Roberto deixam uma mensagem. Para ela, o importante é manter sempre o respeito em um relacionamento. “Gostaria que as pessoas procurassem respeitar uma as outras, sentir o amor verdadeiro e conhecer o amor verdadeiro. Ter paixão verdadeira pelo outro que conhecer. Hoje em dia está muito difícil, especialmente a distância. É como eu sempre falo para ele ‘Roberto, eu confio muito em você’, e ele me dá prova de confiança, ele confia em mim e eu dou prova de confiança, e isso é tudo para as pessoas que se aproximam uma da outra. O respeito, o amor, a compreensão, tudo isso é maravilhoso”.
Para João Roberto, a confiança e o conhecimento sobre a pessoa é fundamental. “Tentar conhecer bem a pessoa é essencial. Mas não pode tentar conhecer a pessoa por cinco e seis meses e depois se tocar direto. O tempo é igual vinho: passa o tempo, a gente envelhece, mas ficamos maduros. Vocês precisam ter certeza com quem vão se meter, principalmente as mulheres. Escuto rádio e TV, as mulheres, estão tão fragilizadas que caem em golpe, por que os homens têm um bom papo, tem uma boa conversa, tem uma boa aparência, bate foto com carros e perto de aviões dizendo que são deles, investiguem.Vejam primeiro”.
O amor do caxiense e da paraibana mostra que para o amor não há idade, não há fronteiras e nem limites. Quando se ama de verdade, tudo vale.