As notícias do mais recente boletim da Defesa Civil do Estado servem de alento para as pessoas que precisaram deixar suas residências em função das chuvas, ventos e enchentes dos últimos dias no Rio Grande do Sul.
Agora são 402 desabrigados e 511 desalojados, conforme os dados da Defesa Civil. Quaraí é o município com o maior número de desalojados, com 345 pessoas nessa situação. Alegrete conta com a maior cifra de desabrigados – 292. Desde o início dos eventos climáticos, já ocorreram quatro óbitos, sendo dois diretamente ligados às chuvas e dois de forma indireta.
Nesta terça-feira (22) o chefe da Casa Militar, Coronel Julio Cesar Rocha, e o subchefe da Defesa Civil, Tenente Coronel Rodrigo Dutra, viajam a Brasília a fim de auxiliar os municípios afetados pelas chuvas, principalmente da Fronteira Oeste. Na tarde de
ontem foi realizada uma reunião com representantes e prefeitos de São Gabriel, Alegrete, Dom Pedrito, Quaraí, Rosário do Sul, Uruguaiana e São Francisco de Assis. O encontro, que ocorreu no Palácio Piratini, serviu para estabelecer as demandas que serão levadas à União.
Também no dia de hoje, a Defesa Civil envia ajuda humanitária para os municípios de Rosário do Sul, Manoel Viana, Alegrete, e Quarai. Serão enviados 280 cestas básicas, 2.395 peças de roupas (masculino/feminino/infantil) e 30 colchões.
Com a estabilidade e o declínio dos rios, muitas famílias já estão retornando para as suas casas.