Cidades

Novos pedágios Free Flow: cobranças devem iniciar até 29 de março

Localizados nos quilômetros 31 da RS-240 em Capela de Santana e no quilômetro 4 da RS-122 em São Sebastião do Caí, pórticos aguardam autorização da Agergs para entrar em operação

Novos pedágios Free Flow: cobranças devem iniciar até 29 de março. (Foto: Dário Gonçalves/GES-Especial)
Novos pedágios Free Flow: cobranças devem iniciar até 29 de março. (Foto: Dário Gonçalves/GES-Especial)

A implementação dos pedágios Free Flow nos quilômetros 31 da RS-240, em Capela de Santana, e no quilômetro 4 da RS-122, em São Sebastião do Caí, está próxima de se tornar uma realidade. De acordo com informações da Secretaria de Parcerias e Concessões (Separ), a cobrança desses pedágios tem previsão para iniciar até o dia 29 de março.

Na última semana, a Separ encaminhou à Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado (Agergs) um termo de vistoria dos pedágios, confirmando que a concessionária responsável já instalou as estruturas necessárias para a cobrança das tarifas dos usuários. Esse documento é crucial para o próximo passo do processo.

O Conselho Superior da Agergs está marcado para se reunir no dia 19 de março, onde avaliará o processo e, espera-se, emitirá a autorização para o funcionamento. A expectativa é que a autorização seja concedida em até dez dias após a reunião do conselho, permitindo assim que os pórticos entrem em operação.

Há uma possibilidade de que o funcionamento dos pedágios seja liberado antes do prazo inicialmente estabelecido, caso a Agergs emita a autorização em um período menor. Isso dependerá da agilidade do conselho em avaliar e aprovar o processo.

Atualmente, apenas o pedágio Free Flow de Antônio Prado, localizado no quilômetro 108,2 da ERS-122, está em operação, cobrando uma tarifa de R$ 8,60. Os demais cinco pórticos, nos quilômetros 4,6 (São Sebastião do Caí), 151,9 (Ipê), 30,1 (Capela de Santana), 45,5 (Farroupilha) e 6,5 (Carlos Barbosa), estão em fase de testes,  aguardando a aprovação da Agergs para o início oficial da operação.

Vale ressaltar que os valores dos pedágios para os pórticos foram divulgados pela Agergs nos meses de janeiro e fevereiro. Contudo, a Concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG) ainda não recebeu a autorização oficial para a cobrança, assim como a oficialização dos valores estabelecidos.