
No início do mês de maio, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Caxias do Sul passou a atuar com um novo sistema operacional para atendimentos, registros de reclamações e denúncias. O sistema possui o diferencial na centralização do cadastro do fornecedor, que será atualizado e mantido pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), assumindo a infraestrutura do sistema com a segurança e a proteção de dados.
O sistema foi desenvolvido pela Senacon, e o Procon Caxias aderiu ao programa Pró-consumidor. O coordenador do Procon, Jair Zauza, relata que com o novo procedimento facilita as notificações aos fornecedores, o que antes, ocorria de forma mais demorada. “Nosso ganho é bem interessante, porque anteriormente a esse programa as notificações eram realizadas pelos Correios. E hoje em dia, os Correios tem atrasado muito. Então a AR (Aviso de Recebimento) às vezes, levava em torno de trinta a sessenta dias para retornar com a confirmação de notificação deste fornecedor. Agora, com este novo programa, tudo é online, então, automaticamente, em um dia ou no outro a empresa já é notificada, e aí, ela tem os dez dias de prazo, que era o prazo anterior, inclusive, para responder essa denúncia, essa reclamação, enfim essa questão“.
Jair Zauza ainda destaca que as empresas caxienses precisam estar cadastradas na plataforma, o que é um incentivo do Procon Caxias para realização desse cadastramento junto ao Senacon, para o recebimento de notificações no formato online.
O Procon Caxias segue à disposição da comunidade de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h, sem fechar ao meio dia. O telefone 151 e o whatsapp (54) 99929-8190 estão disponíveis para dúvidas.