Caxias do Sul

Novo modelo de sinalização de estacionamentos de rua é implantado em Caxias

Trecho da rua Dr. Montaury foi o primeiro a receber melhorias na pintura das vagas. Foto: Divulgação
Trecho da rua Dr. Montaury foi o primeiro a receber melhorias na pintura das vagas. Foto: Divulgação

As vagas para estacionamento na rua Dr. Montaury, entre as ruas Os Dezoito do Forte e Dal Canale, na área central de Caxias do Sul, contam com um novo modelo de sinalização de trânsito a partir desta semana. O local foi o primeiro a ser contemplado em um projeto-piloto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) e que pode revitalizar as cerca de 2,9 mil vagas do Estacionamento Rotativo Regulamentado (ERR) espalhadas pela cidade.

 

Trecho da rua Dr. Montaury foi o primeiro a receber melhorias na pintura das vagas. Foto: Divulgação

Com a proposta, o condutor perceberá diferentes faixas marcadas no pavimento: se for contínua e branca, o espaço é próprio para estacionamento; se a linha for tracejada, na cor amarela, indica que a vaga é especial, ou seja, exclusiva para pessoas com deficiência, idoso ou embarque e desembarque, por exemplo. Quando não há linha pintada, caracteriza-se como entrada de garagem, com estacionamento proibido. A nova sinalização foi avaliada pela SMTTM e implantada nas últimas semanas pela empresa Rek Parking, concessionária responsável pela exploração do ERR na cidade. Os serviços foram executados à noite, sem que o trânsito fosse prejudicado em horários de grande movimento.

Segundo o titular da pasta, Cristiano de Abreu Soares, a medida busca dar mais condições ao condutor para que ele visualize facilmente quais vagas estão disponíveis para o estacionamento nos locais. Outro fator que contribuiu para a mudança é o frequente registro de autuações por estacionamento irregular em Caxias do Sul. De janeiro a agosto deste ano, 1.039 motoristas foram flagrados com o veículo estacionado com algum tipo de irregularidade, seja em vagas de idosos e deficientes sem a credencial, em entradas de garagem ou em vagas de embarque e desembarque.

“Nosso objetivo é dar mais condições para que o nosso motorista procure estacionar o veículo regularmente e não seja autuado. Estamos sendo parceiros com uma ação para que menos condutores sejam multados, evitando transtornos com remoções, por exemplo. Queremos que o ato de estacionar seja melhor, com uma sinalização que identifique a vaga e facilite para o condutor”, reforça. Soares lembra também que é importante que os condutores respeitem a delimitação do espaço e estacionem dentro do box. Casos em que os veículos estejam fora da área marcada são passíveis autuação, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Teste
A ação funcionará nos próximos dias em caráter de teste, para que a SMTTM possa avaliar como será o comportamento do motorista com a nova sinalização. Se a aceitação for positiva, novos trechos começarão a ser revitalizados ainda neste ano, em um cronograma ainda a ser elaborado.