Caxias do Sul

Novo acesso ao Bairro Desvio Rizzo esta 30% pronto, segundo Prefeitura de Caxias do Sul

Além da nova pavimentação da Avenida Alexandre Rizzo, da Rua Cristiano Ramos de Oliveira e de vias no entorno do local, a obra também vai trazer qualificação nas calçadas e na sinalização

obras
Foto: Cristiano Gauer / Grupo RSCOM

Na tarde desta quinta feira (01) foi apresentado oficialmente as obras que vão melhorar o acesso ao Bairro Desvio Rizzo. A revitalização do acesso ao bairro, começou em maio de 2023 e as obras têm uma previsão de entrega em dezembro desta ano. Além da nova pavimentação da Avenida Alexandre Rizzo, da Rua Cristiano Ramos de Oliveira e de vias no entorno do local, a obra também vai trazer qualificação nas calçadas e na sinalização. No canteiro central será feito um trabalho de tratamento paisagístico e urbanístico com árvores, uma pista de caminhada e uma ciclovia. A estimativa da prefeitura é de 30% das obras já estão concluídas.

O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico (PSDB), fez menção ás chuvas que acabaram por atrapalhar o andamento das obras, principalmente as escavações. Porém, o prefeito ressalta que tem expectativa de que a obra se conclua antes do prazo indicado, que é até dezembro deste ano.

“Ela é uma obra bem complexa e aquilo que o engenheiro Reinaldo falou, choveu muito, foram oito meses de chuva e aí não é um dia de sol que te permite trabalhar, tu não consegue compactar solo molhado, tem que esperar ele enxugar e durante este inverno foi totalmente impróprio e pegou a obra exatamente na parte de escavação, então isso foi um complicador e agora tem atrasado alguma coisa, eventuais desapropriações que são vinte e sete e que tu não consegue avançar às vezes, mesmo que seja uma só desapropriação, que não houve acordo ainda com o proprietário, mas ela acaba não permitindo que tu avance com a cancha. Eu acredito que talvez até um pouco antes, por incrível que pareça, vocês vão dizer, o prefeito é muito otimista, não, é que o empreiteiro ele tem interesse, quanto mais ele avança mais ele fatura, né? Nós temos aqui também um recurso a fundo perdido do governo do estado, que deve ser da ordem dos quatro milhões, que também nos ajudou e também foi. Um dos motivadores para a gente fazer essa obra, o governador disse, não, nós ajudamos com alguma coisa, 10%, não é tão pouco também, né? Então, eu acredito que a gente consiga entregar antes, até porque todas as previsões nos dão conta que a partir de abril esse efeito das chuvas deve mudar significativamente e aí quem sabe a gente possa trabalhar o inverno com regularidade” disse Adiló.

Já o Secretário de Obras de Caxias do Sul, Norberto Soletti, ressalta como funciona do trabalho de fiscalização da pasta em cima da empresa que realiza a obra. Soletti afirma que é um trabalho em conjunto. O secretário também afirma estar ansioso para que a entrega da obra seja feita.

“Na realidade, o pessoal aqui da obra trabalha, tipo, da 7h30 até o final da tarde. Estão aproveitando o tempo bom agora. A nossa fiscalização vem de manhã, vem de tarde. Sempre que precisa, eles estão aqui. Porque muita coisa que é feita aqui, ela precisa ser acompanhada pelo técnico. Por exemplo, a colocação de tubo. Tem que ver se está de acordo. Antes de tapar avalo, o engenheiro tem que dar o avalo. A base para colocar aqui. Antes de largar asfalto em cima, o engenheiro tem que dizer, a base está certa, você pode largar a camada de asfalto. Quando ele vier largar a camada de asfalto, o engenheiro tem que estar junto aqui. Para ver se a camada que foi estabelecida para a primeira etapa é aquela que foi contratada. São detalhes da obra que são importantes para não ter problema ali na frente depois. É uma obra de grande porte que o prefeito Adiló e a vice Paula encararam junto com toda a administração. Essa é a maior porta de obra do município que está tocando. Isso também é importante para todo mundo, para nós também que estamos realizando”, afirma Norberto Soletti

Estiveram presentes no evento, o prefeito de Caxias do Sul Adiló Didomenico (PSDB), Prefeito Adiló Didomenico, Secretário de Obras e Serviços Públicos, Norberto Soletti, Diretor-presidente do Samae, Gilberto Meletti, Chefe de Gabinete e secretário do Meio Ambiente, João Uez, Vice-presidente do Samae, Ângelo Barcarolo, Diretor de Projetos da SMOSP, Reinaldo Toscan Neto, Engenheiro Responsável da empresa Aura Terraplanagem e Pavimentações, Ivan Bonet e técnicos da Smosp, do Samae e da empresa Aura.