Tecnologia

Chip Cerebral - Neuralink de Elon Musk faz o primeiro implante em humanos

O-que-é-o-FirstMile,-a-ferramenta-de-espionagem-que-a-Abin-usou-de-forma-ilegal-00-30-01-24

Elon Musk usou o X (antigo Twitter) para anunciar o primeiro implante de chip celebral feito em humanos pela sua empresa Neuralink. O procedimento foi feito neste domingo (28) pela startup de tecnologia cerebral, e o empresário garante que o paciente está se recuperando bem desde a cirurgia. Na publicação, Musk diz que os “resultados iniciais mostram uma detecção promissora dos picos dos neurônios”.

Imagine um intrincado ballet de impulsos elétricos, conduzidos por células especializadas chamadas neurônios. Essa sinfonia de sinais é a linguagem do nosso cérebro, transmitindo informações e coordenando cada ação do corpo. É nesse fascinante universo que a Neuralink, empresa fundada por Elon Musk, busca intervir, com a ambição de conectar o cérebro humano à tecnologia de forma inovadora.

Chip Cerebral Neuralink - Foto: Divulgação
Chip Cerebral Neuralink – Foto: Divulgação

A Neuralink recebe aval para testes em humanos:

Em um marco histórico para a empresa, a Neuralink obteve em 2023 a autorização da FDA (Food and Drug Administration), equivalente à Anvisa americana, para iniciar testes em humanos com seu implante de chip cerebral. Logo após, começou o recrutamento de participantes para um ensaio clínico. O estudo utiliza um robô para inserir cirurgicamente o implante de interface cérebro-computador (BCI) em uma área do cérebro responsável pela intenção de movimento. Se tudo der certo, será possível que as pessoas controlem um cursor ou teclado de computador apenas com o poder da mente.

O implante de chip celebral da Neuralink é composto por “fios ultrafinos” que captam e transmitem os sinais neurais dos participantes. Essa tecnologia inovadora abre portas para um futuro promissor, onde a mente humana se torna o principal canal de interação com o mundo digital.

A Neuralink está abrindo caminho para uma nova era de interação entre o cérebro humano e a tecnologia. Os testes em humanos com o implante BCI representam um marco histórico, com potencial para revolucionar a forma como nos comunicamos, controlamos dispositivos e experimentamos o mundo ao nosso redor.

Clique  aqui para mais notícias