Desde o início da manhã desta segunda-feira, 1º de julho, a nova maternidade do Hospital Virvi Ramos, em Caxias do Sul, está em pleno funcionamento. O prefeito Adiló Didomenico e a secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi, estiveram presentes na abertura do espaço, onde foram recebidos pela diretora executiva Cleciane Simsen e participaram de uma bênção inaugural.
Primeiro bebê
O primeiro bebê a nascer na nova maternidade foi Ayla Dornelles, às 12h12, por meio de parto cesárea. Ayla nasceu com 3,5 quilos e 51 cm de comprimento, filha de Taine Lemes Correa, 29 anos, e Celso Dornelles Júnior, 49 anos. Ela se junta aos irmãos Vitória, de 13 anos, e Robert, de oito anos. Taine, que fez seu pré-natal na UBS Cristo Redentor, elogiou o atendimento recebido no Virvi Ramos, destacando a atenção e cuidado da equipe médica que a acalmou durante o processo.
A primeira paciente a dar entrada na maternidade foi a venezuelana Katherine Iriarte, de 28 anos, acompanhada por seu marido, Sixto Penalber, de 34 anos. Katherine foi levada ao hospital após ser informada do fechamento da maternidade no Hospital Pompéia. Após uma consulta médica, ela foi liberada para aguardar o parto em casa.
Daniele Meneguzzi, secretária municipal da Saúde, destacou a emoção de poder atender a primeira paciente logo no início do funcionamento da maternidade.
“Estamos muito felizes por proporcionar à população esse serviço com toda a qualidade que já é conhecida no Virvi Ramos. Temos a certeza de que serão acolhidas com muito carinho e conforto para receberem seus bebês, assim como já aconteceu com a Taine e a sua filha Ayla, atendidas com toda a qualidade que é uma característica da equipe do Virvi”, afirmou Daniele.
A maternidade SUS no Virvi Ramos está operando em um espaço provisório até que a nova ala esteja completamente pronta. Este espaço inclui uma UTI neonatal com oito leitos, um serviço que não era mais oferecido pelo Hospital Pompéia, cujo fechamento da maternidade foi decidido pela própria instituição.
A visita inaugural contou também com a presença da titular da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (5ª CRS), Tatiane Fiorio, e da chefe de Gabinete, Grégora Fortuna dos Passos.