Os impactos da Reforma Tributária foram o tema da RA CIC (reunião-almoço) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul nesta segunda-feira (24). O consultor tributário Altair Toledo, sócio da KPMG, destacou diversos pontos críticos e desafios que o tema impõe aos empresários e aos consumidores em geral. A Reforma Tributária foi promulgada pelo Congresso Nacional no fim do ano passado.
Segundo ele, embora a reforma traga benefícios, a expectativa de simplificação não será completamente atendida, pois ainda haverá complexidades. Toledo enfatizou que a aprovação da reforma ocorreu de maneira apressada, sem um debate aprofundado. Ele alertou que a população, especialmente os consumidores de serviços, sentirão um aumento significativo na carga tributária. Outro ponto destacado por Toledo foi a necessidade de planejamento antecipado pelas empresas. Ele alertou que, com a implementação prevista para janeiro de 2026, as empresas têm apenas 18 meses para se adequarem às novas regras.
O especialista também pontuou a necessidade das empresas se preparem desde já, com a contratação de pessoas e ajustes do sistemas. “Vamos sair de cinco tributos e vamos para mais dois a partir de 2026. É daqui a pouco, 18 meses passam muito rápido e as empresas precisam planejar agora para que estejam prontas para essa nova regra. É um desafio bastante grande nas empresas, especialmente nos setores fiscal e contábil“, concluiu.
A RA desta segunda foi aberta pelo presidente da entidade, Celestino Loro, prestando homenagens ao 2º sargento da Brigada Militar Fabiano Oliveira, que morreu durante confronto com criminosos em assalto no Aeroporto Hugo Cantergiani, no último dia 19. Loro também anunciou a realização do 1º CIC Connection. Evento de liderança e gestão da Serra Gaúcha que ocorrerá nos dias 4 e 5 de setembro, no UCS Teatro.