O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou um pacote de ajuda militar de US$ 2,98 bilhões em armas e equipamentos para a Ucrânia, a maior soma já destinada por Washington ao país desde o início do confronto com a Rússia. O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, agradeceu pelo pacote “sem precedentes” de assistência à segurança.. Em comunicado, o americano parabenizou ainda o povo ucraniano pelo Dia de Independência, comemorado em 24 de agosto, data que coincidiu com os seis meses do começo do conflito.
Em sua conta no Twitter, Zelensky escreveu que “o povo da Ucrânia aprecia muito o apoio inabalável dos EUA”.
Grateful to @POTUS and the people of ?? for the powerful congratulations on ?? Independence Day – an unprecedented package of security assistance of almost $3 billion. The people of Ukraine, all our defenders highly appreciate ??’s unwavering support. Together we will win!
— Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) August 24, 2022
Segundo Biden, a ajuda permitirá que a Ucrânia adquira sistemas de defesa aérea, artilharia e munições. Além disso, sistemas aéreos não tripulados e radares serão supridos, visando garantir que o país possa continuar a se defender a longo prazo, afirmou.
“Hoje e todos os dias, estamos com o povo ucraniano para proclamar que a escuridão que impulsiona a autocracia não é páreo para a chama da liberdade que ilumina as almas das pessoas livres em todos os lugares”, disse Biden.
Ao longo da quarta-feira, diversos líderes europeus parabenizaram a Ucrânia pela data e homenagens foram feitas ao país ao redor do continente. Dentre as declarações, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, escreveu em seu Twitter: “nosso apoio financeiro, humanitário e militar é inabalável. O povo ucraniano está lutando por nossos valores. Eles devem e eles vão prevalecer”.
Fonte: Correio do Povo