
A música tem o poder de organizar emoções, criar vínculos e abrir caminhos de expressão. Quando aplicada às crianças, transforma-se em ferramenta de acolhimento e aprendizagem. Foi com essa premissa que o músico e educador musical Joce Sampaio lançou neste mês de novembro no canal do YouTube “Prof Joce e os Ajudantes”, um projeto audiovisual com seis canções autorais voltadas à educação infantil, desenvolvido a partir de edital do Fumcult/Proarte, em Carlos Barbosa.
Sampaio afirmou que a proposta surgiu do desejo de oferecer conteúdo qualificado a famílias e professores.
“Sou músico e educador musical, e há mais de 20 anos atuo na educação de coral e musicalização infantil. O projeto nasceu através de pensar uma proposta para o edital cultural do Fumcult/Proarte de Carlos Barbosa, na ideia de gravar algumas canções do universo infantil com conteúdo e qualidade para pais, crianças e educadores”, relatou.
Desde a concepção, as músicas foram pensadas para abordar temas ligados ao cotidiano das escolas.
“Desde o começo tive a preocupação de fazer canções com temáticas do bem. Saúde, se cumprimentar, aquecer o corpo e a voz, a saúde bucal e temas como o TEA. São todas autorais”, afirmou. Segundo ele, faixas como “Bom Dia” e “Vamos Alongar” podem auxiliar atividades com alunos. “Vídeos como os das músicas ‘Bom Dia’ e ‘Vamos Alongar’ podem ser utilizados para iniciar as aulas com as crianças como apoio ao educador”, explicou.
Os videoclipes — gratuitos e disponíveis no YouTube — podem ser utilizados como material de apoio pedagógico em escolas, espaços de convivência e atividades de musicalização. As produções incluem gravações em estúdio, ambientes externos e animação. A equipe reúne atores da Cia de Teatro Atena, famílias da ABATEA e profissionais da ELF Mídia e da Vintear Publicidade.
“A ideia sempre foi incluir e divulgar temas importantes. Nos desenhos as pessoas poderão ver a diversidade de crianças e ambientes. O vídeo da canção chamada ‘Azul’ relata de forma sensível o TEA e foi bastante desafiador”, afirmou Sampaio.
O trabalho é destinado a educadores, pais e crianças de até 10 anos. Para o músico, a faixa etária não limita o impacto emocional das canções.
“Isso é relativo, pois como se diz, o coração de criança nos acompanha durante toda a vida”, disse.
A experiência de Sampaio com o público infantil envolve duas décadas no Centro Educativo Crescer, além de passagens pela Escola Sagrado e pela Apae de Garibaldi. Ele descreve seu método como um processo coletivo.
“Sempre busquei o ensino democrático, mais inclusivo do que artístico, além da musicalização que trabalha muita dinâmica de grupo”, afirmou.
Segundo ele, os efeitos vão além do repertório musical. “A arte e a musicalização ajudam na disciplina, na organização, no sentimento. Com certeza faz a diferença”, completou.
O músico avalia que a relação entre crianças e música ultrapassa o entretenimento.
“A música organiza emoções, estimula a imaginação, fortalece vínculos e ajuda a criança a compreender o mundo à sua volta”, explicou.
Ele destacou a dimensão inclusiva presente no processo.
“A música é niveladora, porque todo mundo pode participar: cantando, batendo palmas, inventando movimentos. É um território onde não existe erro, existe descoberta”, disse.
Canções e Temáticas Educacionais
As seis canções abordam acolhida e boas-vindas (“Bom Dia”), saúde bucal (“Os Dentinhos”), direitos das crianças (“Ser Criança”), Transtorno do Espectro Autista (“Azul”), atividade física e alongamento (“Vamos Alongar”) e afeto e cuidado mútuo (“Eu Cuido de Você”). Gravadas em diferentes locações, foram pensadas para uso em salas de aula e atendem professores de educação infantil, musicalização, psicopedagogia e ambientes de convivência.





O público pode acessar o material pelo canal “Prof Joce e os Ajudantes”, no YouTube. Em dezembro, o músico inicia apresentações da Aula Show, em formato de trio, com repertório infantil, participação do público e interação com crianças em escolas da região.