Comportamento

Na contramão de Santa Catarina e Curitiba, Porto Alegre não recomenda a volta do uso de máscaras

Prefeitura justifica que não há aumento de internações ou óbitos por conta da Covid-19

Na contramão de Santa Catarina e Curitiba, Porto Alegre não recomenda a volta do uso de máscaras

O crescimento do número de casos de doenças respiratórias em crianças e de casos confirmados para o novo coronavírus – além da queda das temperaturas nessa época do ano – acenderam o alerta na região Sul. Em Santa Catarina, o governo voltou a recomendar o uso de máscaras de proteção para impedir a disseminação de vírus que provocam doenças respiratórias. Em Curitiba, após observar a disparada de casos positivos para a Covid-19 em duas semanas, a prefeitura voltou a sugerir o uso de máscaras em locais fechados ou ambientes com aglomerações.

Em Porto Alegre, a prefeitura informa que segue facultativo o uso de máscaras de proteção individual para circulação em espaços abertos públicos e privados, em vias públicas e demais locais abertos de uso coletivo. E fica dispensado o uso obrigatório de máscara de proteção individual para circulação em espaços fechados públicos e privados acessíveis ao público, estabelecimentos de ensino e demais locais fechados de uso coletivo.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que monitora diariamente o cenário epidemiológico da Covid-19 na Capital. De acordo com a SMS, o úlitmo boletim semanal, divulgado em 19 maio, revelou uma queda de 30% no número de surtos de Covid-19 na Capital em relação à semana anterior. A secretaria garante que também não é observado aumento das internações e óbitos por Covid-19. “Com base nesses números, a SMS informa que não há mudanças previstas, até o momento, nos critérios para o uso de máscaras na Capital”, finaliza a nota.

No entanto, o Grupo de Trabalho Saúde do governo do Estado do Rio Grande do Sul, que emitiu Avisos para todas as 21 regiões Covid do Estado na semana passada, devido ao aumento acelerado de casos confirmados de Covid-19 no Estado, sugeriu a avaliação pelos comitês regionais da utilização de máscaras em locais fechados.

Fonte: Correio do Povo