Caxias do Sul

Na abertura do ano legislativo, dois novos vereadores tomam posse em Caxias do Sul

Roselaine Frigeri e Ricardo Zanchin assumiram como titulares

Na abertura do ano legislativo, dois novos vereadores tomam posse em Caxias do Sul Na abertura do ano legislativo, dois novos vereadores tomam posse em Caxias do Sul Na abertura do ano legislativo, dois novos vereadores tomam posse em Caxias do Sul Na abertura do ano legislativo, dois novos vereadores tomam posse em Caxias do Sul
Na abertura do ano legislativo, dois novos vereadores tomam posse em Caxias do Sul
Crédito: Tales Armiliato/Câmara Caxias

Durante abertura dos trabalhos do ano legislativo na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, dois novos parlamentares assumiram vagas nas bancadas do PT e Novo. A professora e advogada Roselaine Frigeri/PT e o economista e professor Ricardo Zanchin/NOVO assumiram, em razão da renúncia solicitada por Denise Pessôa/PT e Maurício Marcon/PODEMOS, que tomaram posse como deputados federais também nesta quarta.

Antes de oficializar a posse de Rose Frigeri, como é conhecida, e de Zanchin, o presidente da casa, Zé Dambrós/PSB pediu ao 1º secretário da Mesa Diretora, legislador Adriano Bressan/PTB, para ler os ofícios que os então vereadores Denise e Marcon (que era do NOVO quando foi eleito vereador em 2020 e depois mudou para o PODEMOS) protocolaram, solicitando a renúncia a contar de 31 de janeiro de 2023.

Durante as pequenas comunicações, espaço da sessão ordinária em que podem ser apresentados votos de congratulações, parlamentares cumprimentaram os novos colegas, desejando boas-vindas e sucesso no mandato. O Legislativo caxiense possui 23 vereadores, sendo cinco mulheres e 18 homens.

 “Queremos contar, cada vez mais, com a colaboração dos moradores caxienses nas sessões, nas audiências, nas reuniões de comissões e em todos os demais trabalhos que desenvolvermos em benefício da comunidade. Quanto mais participação, presencial ou online, mais amparo teremos na tomada de decisão, nos encaminhamentos de proposições e na execução de atividades de competência legislativa”, afirmou o presidente Zé Dambrós/PSB.

Durante a sessão o prefeito Adiló Didomenico/PSDB, usou a tribuna e deixou a sua mensagem à comunidade, reafirmou o compromisso com conclusões de obras de pavimentação no interior, os projetos de parceria público e privada, além de aberturas de prolongamentos da ruas Coronel Flores e Marechal Floriano, no centro.

Conheça um pouco da trajetória dos novos legisladores:

Ricardo Zanchin

– Com 1.603 votos nas eleições de 2020, alcançou a primeira suplência do NOVO, chegando a assumir temporariamente em 2022.

– Caxiense, nascido em 4 de novembro de 1967, é casado com Singlair Macedo Zanchin, pai de Marcel (23 anos) e filho de Valério Zanchin e Sônia Noemi Zanchin (in memorian).

– Há 25 anos, atua como economista e professor do curso de Economia da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Tem graduação em Economia pela UCS, com especialização em Finanças Empresariais (UCS) e mestrado em Administração (UFRGS).

– Zanchin pretende consolidar os ideais do NOVO, tais como: lei da liberdade econômica, atração de novos investimentos para a cidade, continuidade da desburocratização para o empreendedorismo.

– Faz 29 anos que também trabalha como consultor econômico e financeiro de empresas. É palestrante de educação financeira pessoal e instrutor de cursos de economia e finanças.

 

Roselaine Frigeri

– Nasceu em Caxias do Sul, em 13 de abril de 1963. É filha de Erica Therezinha e  Antônio Olivo Frigeri; irmã de Airton Joel e Rosane; e mãe de Vitório Augusto Frigeri Marchioro. Formada em Direito e História, tem especialização em sociologia e mestrado em História. Desde 2006, é professora de História e Geografia na rede municipal. Também advoga e presta assessoria jurídica em escritório próprio.

– Em sua trajetória, Rose passou pela Direção do Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindiserv), na gestão de 2017 a 2020. De 1986 a 1990, foi docente de Direito e História, na Universidade de Caxias do Sul (UCS).

– De 1988 a 1992, coordenou a bancada do Partido dos Trabalhadores, na primeira eleição de Pepe Vargas/PT (hoje, deputado estadual) como vereador em Caxias do Sul. Atuou, também, como chefe de gabinete do deputado estadual Pepe. De 1997 a 2004, foi assessora da então Secretaria-Geral da Prefeitura, assessora jurídica da Secretaria Municipal da Habitação e assessora de Relações Internacionais, Institucionais e Federativas, também da Prefeitura caxiense.

– Nas eleições de 2020, concorreu ao Legislativo pela primeira vez, alcançando 1.554 votos que a credenciaram como 1ª suplente do PT, na XVIII Legislatura da Câmara caxiense (2021-2024), assumindo o posto por alguns momentos e reforçando sua militância em prol das mulheres, pela educação, pela inclusão, pela cultura e pelos direitos humanos. Neste 1º de fevereiro de 2023, tomou posse como titular do cargo.