
O Museu Casa de Pedra, localizado no bairro Nova Vicenza em Farroupilha está passando por reformas e estará fechado, ao menos, até o dia 31 de agosto. As melhorias são realizadas na parte elétrica e nos banheiros.
O Casa de Pedra, concentra em seu acervo a história do município e da imigração italiana na Serra Gaúcha. Tem objetos variados relacionados ao mundo do trabalho colonial, como a agricultura, ferraria, carpintaria, tanoaria e fabricação de vinho, além do ambiente doméstico com itens de cozinha, de quarto, de sala.
A edificação foi construída entre 1890 e 1896 pelo casal Domênico Fin e Luigia Maria Zini, e é representativa da arquitetura típica da imigração italiana no Estado do Rio Grande do Sul. Em alvenaria de pedras regulares, possui porão, pavimento térreo e sótão.
O andar térreo originalmente servia como casa de negócios, o sótão, como habitação da família, e o porão, como cantina de fabricação de vinho e depósito de produtos a serem vendidos ou consumidos.
Houve uma reforma na década de 1940, em que a estrutura do telhado foi modificada, as tabuinhas de madeira foram substituídas por telhas francesas, a camarinha foi suprimida e as janelas mudadas, entre outras alterações.
Para quem desejar, o funcionamento do Museu Casa de Pedra é das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia, de segunda a sexta-feira.