Caxias do Sul

Morre o músico tradicionalista gaúcho Adelar Bertussi

(Foto: Adelar Bertussi/Divulgação)
(Foto: Adelar Bertussi/Divulgação)

O músico, cantor, autor e compositor de referência no acordeonismo brasileiro Adelar Bertussi morreu neste sábado, dia 30, aos 84 anos. Ele estava internado em Curitiba e morreu em decorrência de problemas cardíacos.

(Foto: Adelar Bertussi/Divulgação)

Adelar Bertussi era natural de São Jorge da Mulada, Distrito de Criúva no antigo município de São Francisco de Paula, atualmente Caxias do Sul. De família de músicos, em 1940, seu pai Fioravante Bertussi formou um grupo com seus quatro filhos para tocar em bailes e festas: Honeyde, tocava violão e acordeon, Walmor, Clarinete e bateria, Wilson, clarinete e saxofone e Adelar, ainda menino, tocava cavaquinho, gaita de botão e pandeiro, aperfeiçoando-se mais tarde em acordeon.

Na década de 1950, Honeyde e Adelar se destacaram tocando e cantando e formaram a maior dupla gaúcha de todos os tempos, os Irmãos Bertussi. O velório vai ocorrer em São Jorge da Mulada, no distrito de Criúva. Como Adelar estava internado em Curitiba, o corpo só deve chegar no final deste sábado no distrito caxiense.