O ex-vereador de Flores da Cunha, Hilário Sgarioni, morreu aos 85 anos. A cerimônia de despedida foi realizada às 16h deste domingo (23), na Funerária CCR, e o sepultamento ocorreu no Cemitério Municipal de Flores da Cunha. Diversas entidades e autoridades lamentaram a morte do político e manifestaram em suas redes sociais, se solidarizando com a família.
Hilário Sgarioni, filho de Maria Ortigara e Avelino Sgarioni, nasceu em 1º de outubro de 1938, na comunidade de São Roque. Na juventude, mudou-se para o centro da cidade para ajudar seu cunhado a cuidar dos filhos. Casou-se em 11 de setembro de 1965 com Marli Pradella (in memoriam), com quem teve duas filhas: Fabiana e Marisilvia, mãe de seu neto Douglas Giachelin.
Sgarioni teve um papel ativo na política local, atuando como vereador por dois mandatos e como subprefeito do primeiro distrito. Em 1983, serviu como presidente da Câmara de Vereadores, participando da compra do imóvel que hoje abriga o Centro Administrativo Municipal. Em 2014, foi homenageado como presidente de honra do Partido Progressistas e, em 2021, recebeu o título de Cidadão Benemérito na Câmara de Vereadores.
Além de sua atuação política, Hilário Sgarioni deixou marcas significativas em diversos setores da comunidade. Aos 18 anos, serviu no exército pelo Batalhão Ferroviário e demonstrou grande entusiasmo pelo comércio local, sendo responsável pela implantação da Rodoviária em Flores da Cunha. No esporte, atuou como atleta e dirigente, presidindo o Grêmio Esportivo Independente e o Lions Clube de Flores da Cunha. Foi também fundador e presidente da Sociedade Recreativa Aquarius.
No ano de 2021 Sgarioni foi reconhecido como Cidadão Benemérito, homenagem de autoria da bancada do Progressistas, concedida por meio do decreto Legislativo n.º 61, do dia 9 de setembro de 2021, reconhecendo os relevantes serviços no setor político, social e comunitário da cidade.
Sgarioni contribuiu ativamente para a cena cultural e religiosa local, deixando um legado de dedicação e serviço à comunidade de Flores da Cunha. Sua memória será sempre lembrada com respeito e admiração.
A Câmara de Vereadores manifestou seus mais sinceros sentimentos e solidariedade aos familiares e amigos neste momento de profunda dor. O Executivo Municipal também lamenta a morte de Hilário e decretou luto de três dias.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram