O ex-técnico de futsal Fernando Ferretti, de 69 anos, morreu na manhã desta quarta-feira (12). Ele, que passou por diversas equipes do Brasil, é considerado um dos maiores treinadores da história do país. Ferretti estava internado em um hospital de Joinville e a causa não foi informada.
Ao longo de sua carreira, Ferretti treinou a Seleção Brasileira, além de ter sido campeão de cinco Ligas Nacionais de Futsal (LNF) e ter levado outras 11 Taças Brasil de Futsal. A maior parte de suas conquistaram foram no comando do Jaraguá. Na equipe catarinense, treinou o maior atleta da história da modalidade, Falcão. O eterno camisa 12 se despediu do técnico nas redes sociais.
“Que tristeza! Obrigado por tudo meu professor, meu amigo, meu pai no esporte! Devo tudo a você, 80% da minha carreira juntos, e como você foi importante, você não tem noção do quanto”, publicou.
Ver essa foto no Instagram
A Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) também emitiu nota lamentando a morte de Fernando Ferretti.
“Fernando Ferretti foi um dos grandes nomes do futsal, deixando um legado inegável para o esporte. Sua dedicação, conhecimento e paixão pelo futsal foram fundamentais para o desenvolvimento e sucesso da Seleção Brasileira, assim como para a evolução do futsal como um todo”, consta em trecho.
Em virtude da morte dele, a presidência da CBFS decretou luto oficial de cinco dias. Além disso, será realizado um minuto de silêncio em todas as partidas da rodada das competições nacionais, como forma de expressar nosso respeito e reconhecimento pelo legado deixado por Ferretti.
Além do Jaraguá, também treinou equipes como o Joinville, Corinthians e o Magnus de Sorocaba.