FALECIMENTO

Morre Enoir Zorzanello, empresário e ex-coordenador do Festival de Cinema de Gramado

Aos 75 anos, ele sofreu uma embolia pulmonar; trajetória foi marcada pelo protagonismo no turismo e na vida pública da cidade

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal
Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Faleceu na manhã deste domingo, 6 de abril, o empresário gramadense Enoir Zorzanello, aos 75 anos. Ele estava em casa quando sofreu uma embolia pulmonar e chegou a ser encaminhado ao Hospital Arcanjo São Miguel, em Gramado, mas não resistiu.

Na quarta-feira anterior, dia 2, Enoir havia passado por uma cirurgia no joelho em Porto Alegre. Recebeu alta hospitalar no dia seguinte e seguia em recuperação domiciliar.

O velório ocorre neste domingo, das 16h às 23h, no Teatro Elisabeth Rosenfeld, junto à Câmara de Vereadores de Gramado. Na segunda-feira, 7, o espaço será reaberto às 6h30, e o sepultamento está marcado para as 14h, no Cemitério São Lourenço.

Viúvo da empresária Silvia Zorzanello, fundadora da Rossi & Zorzanello Eventos e Empreendimentos ao lado de Marta Rossi, Enoir deixa os filhos Eduardo e Vinícius (in memoriam), e os netos Vicente, Maria Eduarda e Clara.

Legado e Contribuições de Enoir Zorzanello

Natural de Gramado e formado em Administração de Empresas, Enoir construiu uma trajetória de destaque no turismo e no desenvolvimento local. Atuou desde cedo no setor, sendo diretor da extinta Terra Turismo e liderando a gestão do Hotel Serrano (hoje Wish Serrano Resort). Também fundou a TecnoHotel e teve papel central na organização do Festival de Cinema de Gramado por mais de uma década. O evento, um dos principais do país, prestou homenagem ao empresário nas redes sociais.

Além do empreendedorismo, Enoir também esteve presente na política. Foi vereador e vice-prefeito durante a gestão de Pedro Bertolucci, deixando contribuições para o crescimento e a modernização da cidade.

*Com informações de Correio do Povo