Carlos Barbosa

Moradora de Carlos Barbosa quebra recorde ao montar o maior quebra-cabeças do Brasil

Com mais de 51 mil peças, o quebra-cabeças tem 8,70 metros de comprimento por 1,9 metros de altura.

Moradora de Carlos Barbosa quebra recorde ao montar o maior quebra-cabeças do Brasil

A engenheira civil e moradora de Carlos Barbosa, Janice Giacomoni Bragagnolo, 55 anos, quebrou o recorde brasileiro após montar o maior quebra-cabeças do país. O recorde foi confirmado neste mês de junho pela RankBrasil, empresa que há 20 anos registra exclusivamente recordes brasileiros. O jogo Kodak World’s Largest Puzzle tem 51.300 peças e mede 8,70 metros de comprimento por 1,9 metros de altura.

Em entrevista ao Portal Leouve, Janice conta que a paixão da montagem do jogo nasceu há 15 anos atrás, quando em uma viagem a praia, comprou seu primeiro quebra-cabeças. O primeiro jogo tinha de cerca de mil peças e a partir de então, os desafios começaram a ser aumentados. “Em um momento, encontrei o de 5.000 peças, maior que tinha visto até então, com a imagem da obra de Michelangelo, a ‘Criação do Mundo’. Depois disso, minha irmã e meu irmão me presentearam com um quebra-cabeça de 18.000 peças, trazido da Argentina em 2010, e me desafiaram a montá-lo. Daí surgiu a minha paixão pelo desafio dos quebra-cabeças gigantes. Encontrei o de 32.000 peças, o de 40.320 peças, de 42.000 peças, até o atual, de 51.300 peças, que é o maior do mundo atualmente”, comenta Janice.

O início da montagem do maior quebra-cabeças se deu no início deste ano e demorou mais de 420 horas para ser finalizado. “Em janeiro de 2020, comprei o de 51.300 peças, no site da Amazon. Seu título é ’27 Maravilhas ao redor do Mundo’ e mede  8.70m por 1.90m. A montagem começou no dia 15 de janeiro de 2020, um dia após ter recebido ele em casa. Terminei no dia 22 de maio de 2020. Geralmente passo em torno de 3 a 4 horas por dia montando, sempre à noite, quando volto do trabalho e um pouco mais no final de semana. No total, para este gigante, somei 421 horas de montagem. Montei em módulos, já com a cola passada. Ao finalizar o último, juntei todos para vê-lo pronto em peça única, mas atualmente não tenho parede para colocá-lo. Por isso, foi desmontado de volta aos módulos, que estão guardados em ordem”, afirma Janice.

A recordista conclui afirmando que a homologação do recorde significa uma vitória e expressa o reconhecimento de um hobby tão especial para ela. Confira a entrevista clicando abaixo:

Família recordista

A arquiteta Janete Giacomoni Deitos, moradora da cidade de Carlos Barbosa e irmã de Janice Giacomoni Bragagnolo, bateu o recorde pela maior coleção de blocos de montar no tema Arquitetura. O recorde foi homologado pelo RankBrasil, em 2020. Janete possui 68 blocos, no total de 68.540 peças. Entre os itens da coleção, há miniaturas de obras arquitetônicas renomadas, como A Casa Branca e Empire State Building (Estados Unidos), Arco do Triunfo (França), Lego House (Dinamarca), Shanghai (China), Museu Guggenheim (Estados Unidos), entre outras.

A recordista afirma que a maior parte dos blocos vêm da loja da Lego, outros de viagens e das lojas dos próprios monumentos, ou até mesmo em compras online. Janete comenta que os blocos representam a verdadeira complexidade da arquitetura. “A arte e técnica de projetar e construir envolvendo espaços, formas e detalhes que permanecem e compõem o desenho urbano”, afirma.

Imagens: Arquivo pessoal