Comportamento

Morador de Bento relata que está sem acesso a remédio fornecido pelo SUS há mais de um mês

Em outras oportunidades, medicamento só foi obtido via ação judicial

INSS
Foto: Gabriel Pfeifer

Um morador de Bento Gonçalves, João Vilmar, que possui 58 anos de idade e possui um filho de 14 anos com severas complicações nos rins e que depende de medicamento para o resto da vida, inclusive já tendo de ser internado na UTI em virtude dos problemas, alega que está a pouco mais de um mês sem ter acesso ao medicamento, o Fignasborin, que é fornecido gratuitamente pelo SUS.

Ele afirma que o medicamento costuma chegar por volta do dia 11 ou 12 de cada mês, mas que não recebe o remédio desde o último dia 12 de abril. Em farmácias privadas, o preço do medicamento custa na faixa dos R$ 100,00, o que dificulta o acesso.

Ele alega que a situação já se repetiu outras vezes e que somente teve acesso ao remédio para o filho a partir de ação judicial junto ao ministério público:

“Se não tivermos uma resposta, teremos que entrar com um processo novamente junto ao ministério público. Só assim conseguimos o remédio em outra oportunidade. Meu filho não pode parar o tratamento”, reclamou.

Tentamos entrar em contato com a unidade do SUS em Bento Gonçalves diversas vezes para saber informações sobre a disponibilidade do medicamento, mas não fomos atendidos.