A Prefeitura de Caxias do Sul lançou o Edital de Chamamento Público nº 72/2025, que visa selecionar uma organização da sociedade civil para desenvolver, como proponente, projetos culturais e captação de recursos incluindo a formatação, protocolo e execução dos projetos para a realização do restauro do Monumento Nacional ao Imigrante, por meio de termo de colaboração com o município de Caxias do Sul.
Podem se inscrever pessoas jurídicas, exceto MEI, sem fins lucrativos, com expressa atividade cultural no seu CNPJ, sediadas em Caxias do Sul, que possuam atividade cultural expressa em seu CNPJ e no mínimo dois anos de existência.
A inscrição deve ser realizada de 3 a 9 de abril de 2025, exclusivamente online, por meio do link https://forms.gle/gN4k684odYg81VEY6. O envio da inscrição deve incluir o portfólio da entidade e a lista da equipe diretiva. Inscrições enviadas por e-mail, fora do prazo ou sem os documentos obrigatórios serão desconsideradas.
Edital
A seleção será feita com base em critérios como relevância da trajetória da entidade, experiência em projetos culturais, qualificação técnica e envolvimento com a temática do Monumento Nacional ao Imigrante. A organização da sociedade civil será responsável por desenvolver, como proponente, projetos culturais e captação de recursos para o restauro e preservação do Monumento Nacional ao Imigrante, incluindo a formatação, o protocolo, tramitação, execução e prestação de contas de projetos de Lei de Incentivo à Cultura Estadual e Federal.
Não haverá repasse financeiro por parte do Município para a entidade selecionada, sendo a remuneração condicionada à captação de recursos dentro dos projetos aprovados em editais e leis de incentivo. A vigência do termo de colaboração será de 24 meses, podendo ser prorrogada por até dois anos.
O Monumento
Inaugurado em 28 de fevereiro de 1954, pelo então Presidente da República Getúlio Vargas, o Monumento Nacional ao Imigrante levou cinco anos para ser construido. A obra homenageia os imigrantes de diversas etnias que contribuíram para a construção e desenvolvimento tanto de Caxias do Sul quanto do Brasil.
Escolhido o local da edificação, às margens da BR-116, coube a Silvio Toigo e José Zambon executar os trabalhos em alvenaria, pedra e granito.
Antonio Caringi, artista pelotense, foi o vencedor do concurso do projeto a ser desenvolvido. O escultor, que acumulava a experiência de ter estudado na Academia de Belas Artes de Munich, além de possuir ateliers instalados nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, valeu-se de registros fotográficos dos imigrantes italianos Luigi e Enrica Zanotti para desenvolver sua obra. O grande molde, forjado em bronze, foi produzido pela Metalúrgica Abramo Eberle S.A., em Caxias do Sul.
O Monumento conta, também, com um grande obelisco onde três relevos destacam como se deu a chegada, o trabalho e a integração na nova terra. Pouco acima, o ano 1875 ressalta a chegada dos primeiros imigrantes europeus na localidade.
Sob o grupo escultórico, a ornada porta de bronze dá acesso à cripta que abriga um espaço museológico destinado à pluralidade étnica e valorização da mulher.
O Monumento também traz gravada a frase “A NAÇÃO BRASILEIRA AO IMIGRANTE”. O espaço conta com mediadores para visitação.