Aitana Lopez é uma “modelo” espanhola com 125 mil seguidores no Instagram que geram uma renda de até 10 mil euros por mês, o equivalente a mais de R$ 50 mil reais. Segundo o site EuroNews, Aitana faz trabalhos publicitários com marcas conhecidas, além de mostrar toda a sua “rotina” em seus stories, como café da manhã, academia e rolês noturnos por bares e restaurantes. Além dos publieditoriais no Instagram, Aitana tem conta no no Fanvue, site semelhante ao OnlyFans.
O que chama a atenção é que a modelo e influenciadora Aitana Lopez não existe no mundo real, sendo uma criação do designer espanhol Ruben Cruz. A criação da modelo virtual veio após dificuldades que a agência de modelos The Clueless, da Espanha, já teve após cancelamentos de projetos causados por modelos e influencers que não cumpriram contratos e/ou prazos. “Fizemos isso para melhorar a qualidade de vida e deixar de depender de outras pessoas que possuem egos, manias ou que só querem ganhar muito dinheiro posando”, explica Cruz.
A extensa agenda de Aitana Lopez é organizada pelo time da agência, que a cada semana define prioridades, define o itinerário que a modelo deve “visitar”, além de publicar suas fotos criadas com uma combinação de ferramentas de IA e edições no Photoshop. Antenada aos assuntso do momento, uma das publicações mostra a modelo em um show da banda Blink-182, com direito a carrossel de fotos e vídeo da apresentação da banda.
O êxito de Aitana também provoca debates sobre os aspectos negativos da situação, tais como o potencial impacto na substituição de empregos de pessoas reais e a intensificação da sexualização da personagem. Esta última é evidenciada pelo uso frequente de roupas provocativas e poses sugestivas.
Apesar dessas preocupações, o criador enfatiza seu esforço em reduzir os custos associados aos modelos no mercado, seguindo a tendência já adotada pela indústria em relação à sexualização. Ruben Cruz argumenta: “Se não seguirmos essa estética, as marcas não vão se interessar. Para mudar o sistema, você precisa mudar a visão das marcas”.