A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) anunciou nesta segunda (06) que o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, continuará fechado por tempo indeterminado, com todas as operações suspensas.
A decisão foi tomada após uma avaliação das condições do aeroporto, que incluiu a análise das pistas de pouso, decolagem e táxi das aeronaves, bem como dos terminais de passageiros, que foram afetados pelas águas da enchente, especialmente o primeiro pavimento.
Inicialmente prevista para ser retomada nesta sexta-feira (10), a reabertura foi adiada. A Fraport, concessionária responsável pelo aeroporto, emitiu um comunicado oficial estabelecendo o dia 30 deste mês como prazo final para a suspensão das operações, após uma avaliação das condições do terminal.
Até o momento, as companhias aéreas não comunicaram cancelamentos de voos, no entanto, é esperado que essas informações sejam divulgadas nas próximas horas, seguindo a orientação da operadora do terminal.
A Abear ressalta que os aeroportos das cidades gaúchas de Passo Fundo, Caxias do Sul, Pelotas e Santo Ângelo estão operando, mas podem ser impactados pelas condições meteorológicas no Estado.
Ver essa foto no Instagram
Veja na íntegra a nota divulgada pela Fraport:
“A Fraport Brasil informa que as operações no Porto Alegre Airport seguem suspensas por tempo indeterminado. Para cumprir a legislação aeroportuária, hoje (6/5), foi emitido um NOTAM (Notice to Airman) com data final em 30/5, que se trata de um documento, reconhecido internacionalmente, que tem a finalidade de divulgar alterações e restrições temporárias que possam ter impacto nas operações aéreas. Este aviso se destina às empresas e instituições relacionadas à aviação e pode ser alterado a qualquer momento. Esclarecemos que não há previsão de retomada das operações. Pedimos aos passageiros que entrem em contato com a sua companhia aérea para mais informações sobre os seus voos.”
Leia também:
Aeroporto de Caxias recebe voos extras e se torna alternativa para chegada de ajuda ao RS
A concessionária do aeroporto internacional Salgado Filho reavaliou a situação nesta segunda-feira e aponta que a retomada das