Comportamento

Missa campal e procissão marcam as celebrações de Corpus Christi em Caxias do Sul

Foto: Site Catedral Santa Teresa
Foto: Site Catedral Santa Teresa

Nesta quinta-feira (16), é feriado nacional de Corpus Christi, data que a Igreja celebra a Solenidade do Corpo e Sangue de Jesus e é tradicionalmente, uma data para manifestar fé publicamente com procissões e celebrações.

Em toda a Diocese, comunidades vão celebrar a Eucaristia e, logo após, realizar a procissão com o Santíssimo Sacramento, isto é, a presença de Jesus Cristo na Hóstia consagrada. Diversas localidades terão a confecção de tapetes de serragem, a exemplo de Antônio Prado, Bento Gonçalves e Flores da Cunha. O gesto solidário de todas as paróquias da Diocese será a coleta de alimentos não perecíveis, agasalhos e cobertores, por isso, alguns locais também farão tapetes solidários: um exemplo é a Paróquia Santo Antônio de Forqueta, em Caxias do Sul. (*Fonte Diocese)

Na Catedral Santa Teresa, onde o pároco é o Padre Volnei Vanassi, não haverá a confecção de tapetes. Porém, a população é convidada a doar cobertores e lençóis. Segundo o padre estes objetos na celebração serão colocados na escadarias para a benção, posteriormente serão doados a famílias carentes. Padre Volnei participou da programação da Jovem Pan Serra Gaúcha, explicando essa celebração ao Corpo de Cristo e os itens que a população pode doar.

Ele salientou que a Missa principal desta data será as 14h30min, em frente a Praça Dante Alighieri, no centro da cidade. O bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon, irá presidir. . Logo após, a procissão será nas ruas do entorno da praça e a bênção junto à escadaria da Catedral Diocesana Santa Teresa D’Ávila.

*Confira aqui a programação completa de Corpus Christi na região pastoral onde a Diocese de Caxias do Sul tem jurisdição: Programação das Paróquias Corpus Christi 2022

Ainda durante sua participação Vanassi elogiou o povo caxiense pela sua generosidade. Ele destaca que ações como o projeto Hospedagem Solidária, onde se acolhe moradores de rua na época do inverno, são bem recebidas pela população, a qual faz doações de alimentos e objetos necessários para o acolhimento.

Confira a entrevista completa: