Pouco antes da cerimônia de abertura da Festa da Uva 2024, o ministro Paulo Teixeira, de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e Paulo Pimenta, ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, concederam entrevista coletiva aos veículos de comunicação presentes na solenidade.
No ato, foram levantadas pautas como o desenvolvimento da região serrana atualmente, do potencial econômico e ainda novidades que estão por vir nestes setores.
Inicialmente, Paulo Teixeira falou, ele que comentou sobre uma das preocupações recorrentes nesta área, a questão da burocracia que atinge muito fortemente os pequenos produtores:
“Acho que uma grande medida que acaba com a burocracia no Brasil é a reforma tributária. Ela está sendo muito bem vista pelos industriais, pelos produtores e agricultores tendo em vista o que ela retira essa burocracia na cobrança de impostos, mas nós precisamos o que mais precisa ser feito. Acho que é um passo muito importante para fazer que quem produza não tenha que ter um grande departamento de contabilidade, de gasto com advogados para enfrentar uma área tributária” explicou.
O plano safra recorde, tendo R$ 77,7 bilhões direcionados aos produtores rurais foi outro ponto destacado, mesmo com as dificuldades climáticas da região.
Depois, Paulo Pimenta também compareceu e explanou da importância da Festa da Uva e o que ela representa para o Brasil:
“A região da Serra Gaúcha tendo a Festa da Uva como seu principal evento, é hoje o segundo polo industrial do país. Nós vivemos hoje um processo de neoindustrialização. O presidente Lula (PT) acredita que é estratégico, fundamental para o país sua capacidade industrial. A indústria já representou 25% do nosso PIB, hoje representa 11%, por tanto nos temos uma sintonia muita grande daquilo que nós queremos para o futuro do Brasil e essa região. Aqui tem muita inovação tecnológica, tem enorme potencial, hoje essa região é o segundo destino turístico do país e a Festa da Uva é um momento da congregação, aonde a região se reúne para mostrar o que ela tem de melhor. Nós achamos que essa região vive um momento muito especial”.
Ele ainda citou inovações que devem transformar a região, como o novo aeroporto, o terminal rodoferroviário em Vacaria e porto em Arroio do Sal.
Visita no Hospital Geral
Na manhã desta quinta-feira (15,) Paulo Pimenta também participou de um encontro com autoridades políticas e empresariais da região no Hospital Geral, em Caxias do Sul. Ele recebeu reivindicações sobre infraestrutura e saúde.
Pimenta falou sobre os projetos de duplicação da BR-116 no trecho da Serra Gaúcha, do prolongamento da Rodovia do Parque (ligação com a Serra Gaúcha), de implantação de uma Universidade Federal na região, das parcerias para as construções do porto de Arroio do Sal e do aeroporto em Vila Oliva, e de investimentos para instalação de 40 novos leitos no Hospital Geral com valor estimado em R$ 36 milhões.
Estiveram presentes os prefeitos de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, e de Farroupilha, Fabiano Feltrin; o presidente da Conab, Edgar Pretto; os deputados Denise Pessôa (federal) e Pepe Vargas (estadual); o bispo diocesano e presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul (Fucs), Dom José Gislon; e o reitor da UCS, Gelson Rech.
Festa da Uva 2024
Para seguir por dentro da programação da Festa da Uva 2024, além dos serviços disponibilizados, acesse este link.