
No último sábado (27), em cumprimento de Agenda Oficial, o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, esteve em Veranópolis. Na ocasião, o Ministro visitou a ESF do Bairro São Francisco, o Hospital Comunitário São Peregrino Lazziozi e o Instituto Moriguchi.
Pela parte da manhã, o Ministro esteve na ESF, onde explicou a importância da visita à Veranópolis. ”Veranópolis é conhecida nacionalmente pelas unidades de saúde de excelência e isso se reflete na longevidade da sua população. (…) a receita aqui de Veranópolis deve ser replicada nos 5.570 municípios do Brasil,” disse. Queiroga também comentou que os números são resultado da atenção primária à saúde. ”Precisamos convencer todos os secretários municipais, estaduais e os poderes institucionalizados que esta é a melhor receita para se ter uma vida longa e de qualidade”, completou.
Na ocasião, o ministro enalteceu o Programa Previne Brasil que tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.
O Ministro também comenta da importância das campanhas de vacinação e do Sistema Único de Saúde (SUS). ”Todos os brasileiros sabem da importância do SUS, talvez esse seja o maior legado deixado pela pandemia. Antes, muitos criticavam o Sistema Único de Saúde, principalmente aqueles que não utilizavam. As vezes os defeitos, os problemas eram em função da atenção especializada, filas para cirurgias, quantidade de vagas para UTI, quando a grande força do SUS é justamente a Atenção Primária à Saúde”, comentou.