Opinião

Meu pet tem câncer, e agora?!

Meu pet tem câncer, e agora?!

Dentro da oncologia veterinária, é o médico veterinário oncologista quem se ocupa da abordagem geral, do cuidado do paciente e da prescrição de tratamentos dos cães e gatos diagnosticados com câncer, sendo os tratamentos mais comuns a quimioterapia, a radioterapia e a cirurgia.

A oncologia é uma ciência médica que estuda o câncer e os tumores que podem ser desenvolvidos no organismo, sejam eles de origem maligna ou benigna. A origem da palavra vem do grego onkos (que significa massa, volume, tumor) e do termo logia (que significa estudo).

Quais os objetivos do tratamento oncológico? 

Após o diagnóstico do câncer, o médico veterinário oncologista deve determinar o objetivo do tratamento, bem como a forma de tratamento a ser utilizada. Esse tratamento deve sempre ser individualizado, de forma que devem ser observadas as necessidades de cada paciente juntamente com seu tutor. Os tratamentos oncológicos podem ter como objetivo os seguintes pontos:

Curativo 

São observadas as condições da doença e do paciente para determinar um tratamento que seja eficiente, mesmo que as chances de cura do paciente sejam pequenas, com o objetivo de cura total do paciente, ou seja, a eliminação completa da doença e de qualquer vestígio dela que ainda reste no organismo.

Remissão 

Nos casos onde não é possível obter a cura, passa-se para o segundo objetivo, que é a remissão. O tratamento é voltado a fazer a doença regredir ao máximo possível, a fim de evitar os sintomas e efeitos decorrentes da mesma.

Cuidados Paliativos 

Em casos onde a chance de remissão é remota, entra o terceiro objetivo, que é o cuidado paliativo. Dentro da oncologia, o cuidado paliativo visa garantir a melhor qualidade de vida possível, tanto ao paciente oncológico quanto à família, envolvendo além dos tratamentos medicamentosos, toda uma equipe multidisciplinar.

Independente dos objetivos do tratamento, todo pet com diagnóstico ou suspeita de câncer pode e deve ser avaliado por um oncologista, que é o profissional mais adequado para, além de garantir o tratamento correto do seu pet, assegurar que ele tenha qualidade de vida.

Sher Steffenon

Médica Veterinária Oncologista

CRMV – RS 14050

Formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS (Porto Alegre, 2015), atua na área de clínica e cirurgia de cães e gatos desde a sua formação. Possui pós-graduação em Oncologia de cães e gatos pela Faculdade ANCLIVEPA (São Paulo, 2019) prestando atendimento oncológico especializado em toda região da serra gaúcha. Possui consultório fixo na Amici Pet Spa e Cuidado Veterinário em Bento Gonçalves.