Caxias do Sul

Metalúrgicos de Caxias do Sul e região rejeitam por unanimidade proposta do sindicato patronal

Em assembleia realizada neste sábado, a categoria rejeitou o percentual de 3,5% de aumento salarial proposta pelo Simecs

Foto: divulgação/Sindimetalúrgicos
Foto: divulgação/Sindimetalúrgicos

A assembleia ocorreu na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e região, na manhã deste sábado (29), A finalidade foi discutir a Campanha Salarial 2024/25. Na ordem do dia, a deliberação sobre a remuneração da categoria e a proposta apresentada pelos sindicatos econômicos para a data-base de 1º de junho. Por unanimidade, os trabalhadores e trabalhadoras presentes que lotaram o auditório do sindicato, rejeitaram a proposta de 3,5% de reajuste apresentada pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (Simecs).

“Não vamos mudar a situação sem lutar. Essa forma de negociação com o patronal se esgotou porque não leva em conta o esforço dos trabalhadores e das trabalhadoras dentro da fábrica,” disse o presidente, Assis Melo, no início da assembleia.

Melo também destacou que as empresas tem condições de oferecer uma proposta melhor e não fazem porque não querem.

“As empresas são deles, os meios de produção são deles. Mas a inteligência e a força de trabalho são nossas. E essa inteligência e força de trabalho não pode ser o item mais barato nesse círculo da produção,” finalizou Assis.

A pauta da Campanha Salarial deste ano foi entregue para o sindicato patronal ainda em abril. Em outras cláusulas com auxílio-transporte e auxílio-creche para a criança também não ocorreram avanços.