
Se você tiver paciência, verá sua dor transformada em alegria. As pessoas parecem gostar de afirmar que não têm paciência. Fico impressionado como tem gente sem paciência. E como tem muitas pessoas não se importando por não terem paciência… Acham até interessante afirmar que fazem parte do grupo dos que não têm paciência.
Paciência é uma forma de amar. Ninguém é obrigado a ter paciência. Mas, quantas perdas por falta de paciência. Prefiro renovar diariamente minha paciência. Só tenho contabilizado ganhos! Paciência não é uma obrigação; é uma opção própria de quem sabe amar a vida. Com paciência, muitas dores se transformam em alegria.
Já fiz essa experiência. Vou continuar fazendo… Ninguém se arrepende por ter paciência. Arrependimento faz parte da vida dos que não têm paciência. Quem sabe, ao invés de afirmarmos que não temos paciência, vamos começar a exercitar a paciência que já está em nós. Aí sim, poderei confirmar: se você tiver paciência, verá sua dor transformada em alegria.
Nunca se compare com nada e com ninguém. As pessoas gostam de idealizar, de imaginar, e acreditam que o que imaginaram é o perfeito, sem o menor respeito pelos outros ou pela natureza. Se alguém falar mal disso ou de algo, é porque o mal está na cabeça dela. Não lhe dê ouvidos, para que não se arrependa no futuro. O silêncio é o melhor remédio! Um velho sábio me disse: “muita calma nessa hora, a natureza faz o gramado nascer sozinho. A rosa se abre depois que nascem os espinhos.”