O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico (PSDB), transferiu o cargo para a presidente licenciada da Câmara de Vereadores, Marisol Santos (PSDB), no fim da tarde desta terça-feira (09). Prevista na Lei Orgânica, a transferência ocorre em razão de viagem do titular do Executivo para Brasília e as férias da vice-prefeita Paula Ioris. A mudança vale até às 23h59min desta quarta-feira (10). O vereador Adriano Bressan (PRD) assume a presidência do Legislativo.
Hoje, Marisol terá o compromisso oficial de empossar os novos conselheiros tutelares, como prevê a lei complementar 724/2023 e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O ato ocorre às 10h.
Na Capital Federal, Adiló Didomenico pleiteará demandas locais, como a viabilização de um viaduto na BR-116 com a Perimetral Norte, projeto já apresentado pelo municípío ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), e a construção de quatro tanques de contenção (piscinões) para evitar alagamentos, obras com financiamento aprovado em setembro passado, à espera do sinal verde do Ministério das Cidades. O projeto do Aeroporto Regional da Serra Gaúcha também estará em foco.
“São agendas importantes que há tempo estão programadas e devem ter continuidade. Fico feliz pelo fato de a Marisol ter aceitado o cargo, isso demonstra respeito entre os poderes”, disse Adiló.
Marisol é a quinta mulher na história do município a assumir o cargo – antes dela foram prefeitas em exercício Justina Onzi, Geni Peteffi, Marisa Formolo e Paula Ioris.
“Estou extremamente feliz e grata pela oportunidade que assumo com responsabilidade e compromisso. O senhor pode viajar tranquilo para cuidar dos interesses da nossa cidade”, resumiu Marisol.