O feriado da Proclamação da República nesta terça-feira (15) reuniu milhares de pessoas nas quadras da Avenida Rio Branco, entre as Ruas Olavo Bilac e Sarnento Leite, em frente ao Quartel do Exército, para manifestação pedindo a “Intervenção Federal”, após o processo eleitoral do segundo turno no país.
A movimentação ocorreu durante todo o dia, com destaque para a chegada da motociata por volta das 11h, e do encontro “SOS Forças Armadas” que teve a maior concentração por volta das 15h00, no bairro Rio Branco. Com gritos de “Forças Armadas, Salvem a Nossa Pátria” e “Eu Sou Brasileiro” a bandeira gigante do Brasil foi estendida na via, e passou pelos manifestantes por volta das 15h30min.
Logo após ocorreram diversas manifestações dos organizadores dos atos, além da entonação do Hino Nacional Brasileiro, Hino da Proclamação da República e do Rio Grande do Sul. Conforme os organizadores mais de 40 mil pessoas participaram dos atos durante o feriado. A vigília que ocorre desde 30 de outubro, na frente do Quartel do Exército, deve permanecer por tempo indeterminado.
Motociata percorreu diversas ruas de Caxias do Sul
A motociata partiu de dois pontos de Caxias do Sul, no Jardim Botânico, no bairro Nossa Senhora do Rosário, e na ERS-122, nas proximidades do Martecenter, na entrada do bairro Desvio Rizzo, e percorreu as principais vias centrais até a chegada no bairro Rio Branco.
O trajeto dos manifestantes passou pela Avenida Rubem Bento Alves (Perimentral), Avenida Júlio de Castilhos, onde seguiram do bairro Cinquentenário até o Monumento ao Imigrante, e posteriormente retornaram em direção a área central, com destino ao Quartel do Exército, no bairro Rio Branco.
Vias bloqueadas no bairro Rio Branco
A Avenida Rio Branco, entre as Ruas Olavo Bilac e Sarnento Leite, está totalmente bloqueada até o final da noite deste feriado. Os condutores que trafegam pela Rua Tronca, a partir da Visconde de Tunay, também encontram a via bloqueada até o entroncamento com a Avenida Rio Branco.