Bento Gonçalves

Mais uma vez, Bento Gonçalves lidera ranking do Ministério da Saúde na Atenção Básica

Audiência Bento Gonçalves audiências pública
Arquivo Leouve

Bento Gonçalves manteve o primeiro lugar no ranking do Ministério da Saúde entre as cidades do Rio Grande do Sul e da região Sul do país no Previne Brasil. A Capital da Uva e do Vinho também figura na quinta posição no primeiro quadrimestre de 2022 dentre os municípios de médio porte, ou seja, com mais de 100 mil habitantes. A cidade já havia celebrado a liderança regional em fevereiro de 2022. No país, Bento Gonçalves está em quarto.

Para alcançar o resultado, o município adotou desde 2021 medidas como a busca ativa por pacientes, informatização do sistema, bem como a contratação de novos servidores, reduzindo terceirizações. No último dia 1º, equipes do Ministério da Saúde estiveram em Bento Gonçalves para conhecer o Complexo Hospitalar e a Unidade de Saúde da Família (USF) Santa Helena. o grupo também conversou com as equipes de Saúde da Família Fenavinho, Tancredo Neves e Conceição II.

”Os técnicos vieram até Bento para entender como foi o nosso processo e quais as ações que implantamos para levar esse planejamento aos outros municípios, porque há dificuldade para trabalhar esses indicadores. Será organizando um material com os municípios que têm melhor desempenho no programa para que sirvam de referência para outros,” explicou a Secretária de Saúde do município, Tatiane Fiorio.

Atualmente, Bento Gonçalves possui:

  • 16 equipes de Saúde da Família (ESF);
  • 09 Unidades Básicas de Saúde (UBSs);
  • 01 Centro de Referência Infantil.

Atendendo um total de 123.344 pessoas, a cidade também conta com 11 equipes de Saúde Bucal (ESB), que atuam 40 horas e equipes de Saúde da Família trabalhando com o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), com adesão ao programa Informatiza APS. Como resultado, Bento Gonçalves atingiu a meta em diversos indicadores, em especial no item que monitora a proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e para o indicador de proporção de crianças de um ano vacinadas e de proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado referentes ao pré-natal.