Comportamento

Mais de 130 pessoas participaram do 1º Seminário Umbandista em Caxias do Sul

Foto: Consusg / Especial Leouve
Foto: Consusg / Especial Leouve

Na tarde deste sábado (8), ocorreu o 1º Seminário Ubuntu Afro Umbandista de 2022, na Sala de sessões Deputado Nadyr Rosseti, na Câmera de Vereadores de Caxias do Sul. Ao todo, foram cerca de quatro horas de conhecimento e bate-papo que reuniram mais de 130 pessoas de toda a Serra Gaúcha.

Integrantes da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram), Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e Secretaria Municipal de Educação tiraram dúvidas e conversaram com os líderes das associações afro-umbandistas de Caxias do Sul. De acordo com o presidente do Conselho Superior de Umbanda da Serra Gaúcha – CONSUSG, organizador do evento, Pai Mateus de Ogum, o primeiro seminário superou expectativas.

“Na minha visão superamos as expectativas, como foi o primeiro, adentramos para angariar experiência, com temas bastante pertinentes, tivemos uma participação maciça, inclusive nas perguntas. Todos os temas tem a mesma importância, prevenção, segurança, conceito ecológico, dentre outros discutidos.”

O integrante do CONSUSG, Carlos Moisés Schinato, destaca a importância de participar desse evento. Para ele foi um marco, reunir os adeptos a religião, falar de assuntos pertinentes e aproximar a educação, a segurança e as questões religiosas. O primeiro seminário também, segundo Moisés, serviu para mostrar a identidade da religião para todos.

Outro participante do CONSUSG, Erikson de Souza, salientou sobre os paradigmas e a desmistificação da religião. Portanto, ele convida que a população em geral, participe dos eventos e conheça a religião Umbanda. Souza colocou os terreiros de portas abertas para que a essência possa ser mostrada. E, outro ponto destacado por ele é a educação, o objetivo é levar todas as religiões para dentro da escola, o conhecimento, segundo ele, é a base de tudo.

Fábio Boff, também integrante do conselho ressaltou a intolerância que a religião ainda sofre. Boff acredita que o seminário foi uma forma de mostrar que eles também tem preocupações sociais e ambientais. O primeiro seminário Ubuntu Afro Umbandista de 2022, na visão dos integrantes do conselho, serviu para equilibrar a religião dentro e fora da comunidade. Aos que já participam foi um modo de uni-los, buscando segurança e prevenindo situações. Já os que vem de fora foi um evento de conhecimento, de educação e de identidade da religião.

No dia 15 de novembro, haverá uma caminhada para comemorar o Dia Nacional da Umbanda, o evento está em planejamento e será divulgado em breve.

Confira a entrevista completa com os integrantes do CONSUSG

Imagens divulgadas pelo Consusg

Foto: Consusg / Especial Leouve

Imagens Paula Brunetto / Grupo RSCOM