Bento Gonçalves

Mais de 10 mil pessoas devem visitar 250 expositores na Wine South America

Vagão Filmes / Divulgação
Vagão Filmes / Divulgação

A primeira edição da Wine South America iniciou na quarta-feira (26), em Bento Gonçalves (RS), destacando as qualidades dos rótulos nacionais – em uma força-tarefa para contribuir com a continuidade do crescimento do setor e a geração de oportunidades de negócios. Esse esforço promete ser continuado. “Já estamos trabalhando para viabilizar a edição de 2019″, disse Alberto Piz, diretor da Milanez & Milaneze, promotora da feira, e subsidiaria do Grupo VeronaFiere.

Vagão Filmes / Divulgação

O discurso otimista está centrado na participação de 250 marcas expositoras de 10 países, na presença de 120 compradores e de 20 jornalistas de diversas partes do país e do Exterior e, principalmente na adesão do setor em torno da Feira. “A Wine South America está acontecendo porque os expositores acreditaram e abraçaram a feira. E nós estamos cumprindo com a palavra em fazer um encontro de negócios internacional que falasse de vinho no Brasil”, lembrou Piz.

Além de potencializar a prospecção comercial, a Wine South America é um importante instrumento de promoção e divulgação para o setor – um verdadeiro momento de integração que colabora de forma determinante para o desenvolvimento da região, estado e país, na opinião do presidente do Ibravin, Oscar Ló. “Sabemos da potencialidade desse mercado. É por isso que estamos aqui, acreditando no futuro e trabalhando para promover ainda mais a cultura do vinho no país”, disse.

Referência internacional A Wine South America estreia com um traço muito similar a Feira do Vinho que ocorre na Itália e é a mais relevante no contexto global do setor: ambas são realizadas longe de seus respectivos centros financeiros, Milão, no caso da Itália, e São Paulo, no caso do Brasil. “Verona é referência do setor vitivinícola da Itália, assim como Bento é o do Brasil”, enalteceu o vice-presidente do grupo italiano VeronaFiere, Romano Artoni. As semelhanças que unem essas duas nações também aparecem na semelhança geográfica. A VeronaFiere é da região do Vêneto, mesma de onde muitos italianos partiram para povoar a Serra gaúcha.

Essa história de mais de 140 anos foi lembrada de maneira emotiva pelo secretário de Turismo e Comércio Exterior da Região do Vêneto, Federico Caner: “Consideramos essa região a oitava província do Vêneto”. Caner, ao fazer uma analogia das colinas daqui com as de lá, disse que os imigrantes construíram uma cultura do vinho nessa região com suor e trabalho. “Eles foram heróis do vinho”, enalteceu, sob aplausos.

Para o embaixador da Itália, Antonio Bernardini, o intercâmbio entre as duas nações simboliza a continuidade de uma relação amistosa que ainda tem muito a crescer. “Que esse tipo de evento possa continuar contribuindo para o desenvolvimento da indústria e dos produtos brasileiros, reforçando os laços comerciais entre essas duas grandes nações, Itália e Brasil”, afirmou.