Estado

Maior navio de guerra da América Latina em Rio Grande com 115 toneladas de donativos para vítimas das enchentes no RS

A chegada dos donativos marca o início de uma série de ações conjuntas entre as forças militares e a Defesa Civil, como parte da Operação Taquari 2

navio
Foto: Marinha

O Navio Aeródromo Multipropósito Atlântico (NAM Atlântico) atracou novamente na cidade de Rio Grande (RS) nesta quinta-feira (27), transportando cerca de 115 toneladas de donativos destinados às vítimas das enchentes que atingiram o estado. O NAM Atlântico, reconhecido como a maior embarcação da América Latina, desempenhou um papel crucial durante a crise.

Em 11 de maio, no auge das cheias, o navio levou ao Rio Grande do Sul estruturas para hospitais de campanha, embarcações e automóveis que foram essenciais nos resgates. Além disso, duas estações móveis de tratamento de água, capazes de produzir até 50 mil litros de água potável por hora, reforçaram significativamente a infraestrutura local.

A chegada dos donativos marca o início de uma série de ações conjuntas entre as forças militares e a Defesa Civil, como parte da Operação Taquari 2. Até o momento, mais de três mil militares, 11 helicópteros, 80 embarcações, 231 viaturas, cerca de 500 toneladas de donativos e 180 mil litros de água potável foram mobilizados para ajudar as comunidades afetadas pelas enchentes no estado.