Comportamento

Maio Vermelho alerta para a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer bucal

Em alusão ao dia 31 de maio, Dia Estadual de Luta Contra o Câncer Bucal. a Secretaria da Saúde de Garibaldi disponibilizará até a próxima sexta-feira (3) atendimento no Centro Odontológico Municipal, sem agendamento prévio

(Foto: Ilustrativa)
(Foto: Ilustrativa)

O mês de maio também é dedicado para prevenção e luta contra o câncer de boca, conscientizando a população para a gravidade dessa patologia. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), este é o quinto tumor mais comum entre homens, ocorrendo principalmente após os 40 anos de idade. A doença causa mais de cinco mil mortes por ano.

Por conta disso, o dia 31 de maio foi escolhido como o Dia de Luta Contra o Câncer Bucal, conforme Lei Estadual. Apesar da incidência e gravidade, se detectado em fase inicial, é possível um tratamento mais efetivo e assim a cura, conforme explica a dentista dra. Dra Suelen Müller.

“É um câncer não tão raro quanto aparenta ser. Então, é importantíssimo falarmos sobre o diagnóstico precoce e o acompanhamento associado também a um cirurgião dentista. Afinal, quanto antes for diagnosticado, maior as chances de cura. O vício de fumar e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas podem desencadear várias doenças, incluindo o câncer bucal. Outro fator de risco é a exposição solar sem proteção.”, explica.

Em Garibaldi, integrando a ação de conscientização, a partir desta segunda-feira (30) até a próxima sexta-feira (3), a Secretaria de Saúde disponibilizará exames bucais para aqueles que tiverem dúvidas sobre lesões na boca. Os atendimentos ocorrerão no Centro Odontológico Municipal das 7h30min às 11h e das 13h às 16h30min. Não é necessário agendamento prévio.

O público-alvo são pessoas acima de 40 anos, trabalhadores rurais (devido à exposição solar), fumantes e pessoas dependentes de álcool. No entanto, qualquer pessoa que possuir dúvidas a respeito de lesões bucais, na região dos lábios, língua e bochechas, poderá se dirigir ao Centro Odontológico para consulta e avaliação. Se constatada alguma lesão, o paciente será encaminhado para biópsia e posterior tratamento.