O Corpo de Bombeiros Voluntários de Campinas do Sul, Corpo de Bombeiros de Erechim e mergulhadores de Passo Fundo, foi localizaram no início da tarde deste domingo (13) o corpo do piloto Alexandro Rotava, de 24 anos, nas águas do lago da barragem do Rio Passo Fundo.
Alexandro era piloto do avião agrícola que desapareceu nas águas do lago no início da noite deste sábado, 12, na fazenda Santa Rita, ele preso no interior da cabine e foi resgatado após várias horas de trabalho dos bombeiros. O corpo deverá ser encaminhado para o IML, em Passo Fundo.
O local, onde a aeronave caiu, foi sinalizado desde o acidente. Durante as buscas apenas familiares do piloto, funcionários da fazenda e proprietário da aeronave tiveram acesso ao local.
A chegada na Fazenda Santa Rita foi interditada apenas para a movimentação dos Bombeiros e de autoridades de segurança. Técnicos da Aeronáutica devem chegar ainda neste domingo a Campinas do Sul para realizar a perícia na aeronave a fim de identificar as causas do acidente.
O piloto Alexsandro Rotava, natural de São Valentim, realizava trabalho de pulverização em uma plantação de soja e após concluído o serviço, deslocava para aterrissar em uma área de pouso da fazenda Santa Rita, porém não chegou ao local e os colegas estranharam a demora. No mesmo instante, dois homens que estavam à beira do lago acompanhando o voo dos aviões ouviram um estrondo no lago e ao olharem viram uma cortina de água se erguer.
A dupla então entrou em um barco e seguiu para o local, onde encontrou uma roda do avião. Os homens então foram para a margem e um deles seguiu a pé até a área de pouso, onde informou os colegas de Rotava sobre a queda do avião. A Brigada Militar e o Corpo de Bombeiros Voluntários de Campinas do Sul foram acionados e solicitaram apoio do Corpo de Bombeiros de Erechim para dar início às buscas. O local onde o avião caiu possui entre cinco e seis metros de profundidade.