Cidades

Litoral Norte segue trabalhos de reconstrução após passagem de ciclone extratropical

Secretário de Agricultura de Caraá se reuniu hoje com o secretário Estadual de Desenvolvimento Rural para alinhar ações

Litoral Norte segue trabalhos de reconstrução após passagem de ciclone extratropical Litoral Norte segue trabalhos de reconstrução após passagem de ciclone extratropical Litoral Norte segue trabalhos de reconstrução após passagem de ciclone extratropical Litoral Norte segue trabalhos de reconstrução após passagem de ciclone extratropical
Cidade de Maquiné (Foto: Maria Eduarda Fortes / Divulgação)
Cidade de Maquiné (Foto: Maria Eduarda Fortes / Divulgação)

Prossegue no Litoral Norte o trabalho de reconstrução dos municípios mais afetados pelo ciclone extratropical que devastou a região há cerca de dez dias. Após nova liberação da ERS-030, estrada que passa por Caraá e Santo Antônio da Patrulha via localidade de Arroio do Carvalho, equipes da Secretaria Estadual de Logística e Transportes (Selt) e Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) chegaram ontem ao município para reforçar a passagem de veículos no local.

Ontem, o secretário de Agricultura de Caraá, Marco Vinicius Teixeira, se reuniu com o secretário Estadual de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, para alinhamento de questões. Voluntários também divulgaram nas redes sociais que é preciso ainda profissionais de Psicologia e Serviço Social para auxiliar nos trabalhos nos municípios, principalmente visitas às famílias, coleta de dados e escuta qualificada. Mais de 60 pessoas já se inscreveram na força-tarefa.

A Associação de Municípios do Litoral Norte (Amlinorte) comentou que os auxílios do Estado e governo federal estão chegando a Caraá e às outras duas cidades com perdas mais significativas na região, Maquiné e Três Forquilhas. A associação informou também que demais municípios tiveram danos na rede elétrica, já reparados, porém alguns destelhamentos e acessos seguem requerendo investimentos.

“Solicitamos em Brasília na semana passada a liberação imediata de recursos. Agora é aguardar”, informou a Amlinorte, a respeito da reunião com a bancada gaúcha na Câmara dos Deputados e os três senadores do Rio Grande do Sul. Ainda o trabalho de reconstrução prossegue nas comunidades do interior do município, como em Pedra Branca, onde no final de semana as equipes puderam acessar o local para a entrega de donativos às comunidades antes isoladas.

Fonte: Correio do Povo