Caxias do Sul

Líderes da facção "Os Manos da Serra" serão transferidos para Presídio Federal

Líderes da facção "Os Manos da Serra" serão transferidos para Presídio Federal

Caxias do Sul entrou de vez para o cenário nacional quando o assunto é criminalidade. Nesta semana, a Justiça Estadual autorizou a transferência de cinco lideranças da Facção os Manos da Serra para o Presídio Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. O quinteto estava preso na Penitenciária do Apanhador.

Os presos que tiveram a transferência autorizada pelo Departamento Penitenciário Nacional são Michel de Souza da Silva, o “Miuk”, Edenilson Reduzino Alves, o “Nilsinho”, Alan Robson Livinali Lora, o “Alan da Chapa”, Jéferson da Silva, o “Jé do Reolon”, e Maicon Cristiano Borges, o “Maicon Torto”.

Entre os antecedentes criminais dos presos transferidos destaca-se o envolvimento em uma série de homicídios envolvendo a disputa pelo tráfico de drogas na Serra Gaúcha. Além disso, eles são apontados como mandantes de assassinatos de dois policiais militares da região. Na Penitenciária Federal de Mossoró, eles serão submetidos ao chamado Regime Disciplinar Diferenciado, no qual ficam 23h por dia confinados em uma cela de 14 metros quadrados.

O presídio de Mossoró foi inaugurado em 2009 e recebe presos considerados de alta periculosidade. Lá, estão presos nomes como Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, e Márcio dos Santos Nepomuceno, o Marcinho PV, considerado um dos líderes do Comando Vermelho.