Bento Gonçalves

Licitação para obras no Lago Fasolo já tem empresa escolhida, informa Corsan

Prazo de execução para trabalhos no local é de 12 meses

obras no lago fasolo
Anúncio foi feito na Câmara Municipal (Foto: Divulgação)

As obras de infraestrutura de esgoto no Lago Fasolo, em Bento Gonçalves, estão mas próximas de sair do papel. Na última semana, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) anunciou que a licitação para trabalhos de rede coletora, saída de esgoto bruto e estação de tratamento de esgoto no local já tem empresa contratada para execução.

A notícia foi dada pelo Superintendente Regional da Corsan, Lutero Cassol, na Câmara Municipal. Acompanhado pela gestora da unidade local, Roseani Leal dos Santos, ele garantiu o atendimento de uma das mais antigas reivindicações da cidade.  “Vai sair, a empresa está contratada em caráter emergencial e está se inteirando do projeto executivo e em breve anunciaremos o início das obras”, disse.

Lançada em maio, após longa espera, a licitação para as obras no Lago Fasolo prevê execução em 12 meses e custo de R$ 1.676.237,89. Uma primeira tentativa de atrair interessados já havia sido tentada, mas restou deserta.

Obras no Lago Fasolo são demanda antiga

obras no lago fasolo
População espera solução definitiva há muito tempo

Medidas que promovam a despoluição do lago são um pedido de longa data em Bento Gonçalves.  Diariamente, canos despejam esgoto diretamente no local, causando a morte de peixes, doenças e outros problemas ambientais. Há mais de 60 anos a população do entorno espera por uma solução definitiva para o problema.

O espaço, localizado no bairro Progresso, é considerado uma Área de Proteção Permanente (APP), em Zona Especial de Interesse Social (Zeis 1). Para buscar uma solução e agilizar as obras no Lago Fasolo, uma Frente Parlamentar foi criada em 2021.

Outro trabalho

Além das obras no Lago Fasolo, a Corsan trabalha na Estação de Tratamento de Água (ETA), que terá capacidade aumenta de de 440 litros/segundo para 590 litros/segundo.