Comportamento

Licenciaturas em Pedagogia dos campi de Farroupilha e Alvorada do IFRS recebem conceitos 4 e 5 em avaliação do MECA

Os conceitos variam em uma escala de um a cinco.

vagas remanescentes do IFRS
Cursos estão presentes em diferentes campi (Foto: Divulgação)

Os cursos superiores de Licenciatura em Pedagogia dos campi Farroupilha e Alvorada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS), com reitoria em Bento Gonçalves, tiveram ótimo desempenho na avaliação do Ministério da Educação (MEC) para reconhecimento realizada neste mês de junho. Os cursos são gratuitos, como os demais ofertados pelo IFRS.

O curso do Campus Farroupilha conquistou nota máxima cinco (5), e o do Campus Alvorada recebeu o conceito “muito bom” – quatro (4) na avaliação in loco (de modo on-line) realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Os conceitos variam em uma escala de um a cinco.

No Campus Farroupilha, a avaliação ocorreu entre 12 e 14 de junho de 2023. Já no Campus Alvorada, foi realizada entre os dias 14 e 16 de junho de 2023. São avaliados a organização didático-pedagógica; o corpo docente e tutorial; e a infraestrutura. Os avaliadores conheceram as instalações físicas das unidades, analisaram documentos como o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o currículo do corpo docente, os relatórios da Avaliação Institucional, os projetos de ensino, pesquisa e extensão relacionados à área do curso e ainda tiveram momentos de conversas com gestores, docentes e estudantes.

As professoras coordenadoras dos dois cursos destacaram a importância da conquista. “Receber a nota máxima nesse momento de reconhecimento do curso é muito importante, pois mostra o quanto o Campus Farroupilha pode contribuir com a formação de profissionais qualificados e que façam a diferença no contexto social. Os professores e estudantes estão muito felizes”, exclama a coordenadora Luciane Torezan Viegas.

A coordenadora do curso de Alvorada, professora Caroline Pires, enfatizou o orgulho para instituição de ter um curso de licenciatura presencial na periferia. Ela ainda agradeceu ao empenho de toda a comunidade acadêmica para a concretização do curso e no processo de avaliação.